NOTÍCIA ANTERIOR
Usados ficam mais caros
PRÓXIMA NOTÍCIA
Rack de teto para Ford Ka e Renault Sandero
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/06/2008 | Veículos
Elétrico é silencioso e eficiente
"Completa com gasolina" ou "coloca R$ 30 de álcool" são algumas das expressões que utilizamos no dia-a-dia para abastecer nossos carros. No entanto, em um futuro ainda um pouco distante para a humanidade, chegará a época em que falaremos: "vou para casa colocar o meu carro para recarregar na tomada!"

Isso mesmo! Felizmente, para o bem do meio ambiente, pipocam pelo mundo projetos que desenvolvem veículos com motores com os mais diversificados tipos de combustíveis. E entre os que ganham muito a simpatia da indústria automobilística estão os elétricos.

Um desses projetos é resultado de uma parceria entre a Fiat do Brasil e a Itaipu Binacional, a maior usina hidrelétrica do mundo. Essas duas empresas trabalham na evolução de uma Palio Weekend que utiliza apenas grandes baterias para se locomover de um lugar para o outro. E o Diário teve o prazer de dirigir esse carro ‘do futuro' no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Por fora, o modelo é idêntico aos que circulam nas ruas. As únicas diferenças são o nome Itaipu estampado no capô e os adesivos dos parceiros desta empreitada na lateral. Já, por dentro, a história é completamente diferente...

Por não se tratar de um motor a combustão, alguns instrumentos do painel simplesmente não existem, como o conta-giros e o que mede o nível de combustível no tanque. Apenas o velocímetro permanece intacto.

O câmbio também é diferente. Trata-se de uma transmissão de apenas uma marcha, que não necessita de embreagem para ser acionada. Por isso, existem apenas os pedais do freio e do acelerador - como se fosse um veículo automático.

Ao ligar o carro, o barulho dos motores a combustão dá lugar ao silêncio absoluto. Nada se escuta, apenas o que acontece do lado de fora. Ao acelerar, o propulsor elétrico responde imediatamente e de forma satisfatória, revelando um torque muito bom. Tanto nas descidas, quanto nas subidas (principalmente), a perua se comportou com um carro ‘comum'.

Já a velocidade final não é de assustar - muito longe disso. Por se tratar de um modelo elétrico, conseguimos alcançar a marca dos 80 km/h, mas, de acordo com a equipe que ajuda a desenvolver o projeto, a velocidade máxima é de 90 km/h.

Particularidade
De acordo com Vladimir Pires Pedro, um dos responsáveis pelo projeto, a Palio Weekend Elétrico tem autonomia média de 120 quilômetros e demora até oito horas para recarregar completamente a bateria.

Como fazer isso? Basta acoplar um cabo ao bocal do tanque de combustível e a uma tomada de 110/220 volts.

Outro detalhe específico do modelo é um botão no painel que, quando pressionado, coloca para funcionar uma espécie de alternador, que recarrega em aproximadamente 10% a bateria do carro, dando alguma autonomia extra.

Detalhe: o carro só funciona quando o sistema de baterias e o motor elétrico operam com temperatura pouco acima dos 260ºC.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.