NOTÍCIA ANTERIOR
Entidades contestam agência de Santo André
PRÓXIMA NOTÍCIA
Lula diz que termoelétricas flex vão ''dar tranquilidade'' ao setor elétrico
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/01/2010 | Política
Eleição deve aumentar número de políticos em eventos do Fórum Social
A partir de segunda-feira (25), a décima edição do Fórum Social Mundial (FSM)comemora com discussões e novas parcerias internacionais os avanços na defesa das principais bandeiras do movimento. O evento que se opõe ao "imperialismo, ao neoliberalismo e qualquer forma de domínio do mundo pelo capital" terá eventos em Porto Alegre e também na Bahia.

O sociólogo Cândido Grzybowskio, diretor do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômica (Ibase) e um dos fundadores do FSM, avalia que derca de 30 mil pessoas são esperadas em cada uma das cidades. Segundo ele, a presença de politicos, tanto do governo federal quanto de prefeituras e estados, deve ser "massiva" em 2010. “É um ano eleitoral. (O Fórum) É um palco que se cria, todos querem ocupá-lo", avalia.

A participação do presidente Lula no fórum foi confirmada para a terça-feira (26), em Porto Alegre. Na sequência, o presidente viaja no dia 28 para receber o prêmio de estadista do ano no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

Trajetória e eventos

Voltado para a questão social, o FSM articula "movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil". "O Fórum surgiu no contexto do claro domínio da expansão da globalização, neoliberal. Éramos tido como loucos, mas não fomos nós que construímos a crise. O Fórum tinha razão", afirma.

Durante os 10 anos de história, o sociólogo avalia que as reuniões e debates avançaram da oposição ao modelo econômico que teria ruído com a crise para a tentativa de construir propostas. “Havia uma denúncia de um modelo de desenvolvimento, agora há uma busca do que seria esse desenvolvimento”, afirma.

Grzybowskio diz que, em uma contagem feita até 2007, foram realizados mais de 400 eventos em diversos países. A expectativa é que, pela primeira vez, no meio do ano, os Estados Unidos recebam uma edição do fórum. A anfitriã deve ser a cidade de Detroit.

Neste ano, Kpomassé, Madri e Praga também receberão atividades. No Brasil, os eventos começaram em Santa Maria (RS) na semana passada, com o I Fórum Social e a I Feira Mundial de Economia Solidária. O "Fórum Social 10 anos" começa na segunda-feira (25). Entre terça (26) e quinta-feira (28) ocorre o Fórum Mundial de Teologia e Libertação em São Leopoldo. Em Salvador, o Fórum Social Temático da Bahia ocorre entre sexta-feira (29) e domingo (31).

Na capital baiana, o tema do evento será "Da Bahia a Dacar: enfrentar a crise com integração, desenvolvimento e soberania". Diversos ministros são esperados, entre eles Tarso Genro (Justiça), Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência da República), Carlos Luppi (Trabalho), Carlos Minc (Meio Ambiente), Paulo Vannucchi (Secretaria Especial de Direitos Humanos), Fernando Haddad (Educação).

Perfil dos participantes

De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômica (Ibrase), dos 150 mil participantes do FSM realizado em 2009 em Belém, 30 mil eram estrangeiros. Jovens entre 18 e 24 anos representam 34% dos participantes, o maior grupo. Entre os brasileiros, 39% tinham nível superior incompleto.

A pesquisa destaca ainda que 76% dos inscritos eram estreantes em atividades do FSM. “Em Belém foi muito grande, surpreendente, o número de amazônicos, a presença do jovem e o número de pessoas que compareceu pela primeira vez”, diz Grzybowskio. No ano em que o debate sobre a Amazônia foi marcante, 21% dos foristas disseram estar mais ligados à causa ambiental, enquanto o segundo maior grupo era dos interessados na defesa dos direitos humanos, com 12%.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.