NOTÍCIA ANTERIOR
Trabalhadores nas Fatecs e Etecs esperam votação do plano de carreira
PRÓXIMA NOTÍCIA
Feira de franquias espera girar R$ 25 mi
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/03/2014 | Economia
Eleição de metalúrgicos é inédita para organização sindical no Brasil
Eleição de metalúrgicos é inédita para organização sindical no Brasil Foto: Edmilson Magalhães/SMABC
Foto: Edmilson Magalhães/SMABC
Renovação da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC começa nesta terça-feira e vai até maio, dividida em dois turnos

A primeira etapa da eleição que define a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC acontecerá entre estas terça-feira (25/03) e quarta-feira (26/03). Neste primeiro turno são eleitos os integrantes dos CSEs (Comitês Sindicas de Empresa). As urnas estarão disponíveis nas fábricas e a apuração será na quinta-feira (27/03). O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC tem mais de 100 mil trabalhadores e 94 comitês sindicais, que representam mais de 80% do total da categoria.

Realizado a cada três anos, o processo eleitoral na categoria é inédito para a organização sindical no Brasil. A eleição é dividida em etapas em dois turnos. O primeiro turno, desta terça e quarta-feiras, elege os 280 integrantes dos CSEs e do CSA (Comitê Sindical dos Aposentados). “Este sindicato é pioneiro na organização no local de trabalho. A eleição dos CSEs é fundamental porque esses representantes são a ponte entre a fábrica e o sindicato”, explicou o diretor administrativo da entidade, Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, ao lembrar que esse modelo de processo eleitoral é adotado há 15 anos. Nesta fase votam os trabalhadores das 94 fábricas onde os Comitês estão instalados.

Novas propostas

“A eleição é um momento rico para debater novos temas para a agenda sindical e ouvir a base. A atuação deste sindicato não se restringe apenas a resolver os problemas entre a fábrica e o trabalhador, e sim debater questões que vão além e que visam a melhorar a condição de vida em sociedade, como ações específicas sobre o jovem, mulheres, negros, pessoas com deficiência, para diminuir o preconceito e melhorar a condição de cidadãos e a atuação profissional dessas pessoas”, afirmou o diretor da entidade.

Já a segunda etapa, entre 7 e 8 de maio, definirá dentre os eleitos para os CSEs quais serão os 33 membros da diretoria. Nesse turno, votam todos os associados ao Sindicato. A posse da nova diretoria será no dia 19 de julho.

Desde o início de fevereiro os diretores do sindicato realizaram assembleias nas fábricas para discutir com os metalúrgicos as propostas em diversas áreas que a entidade deve priorizar nos próximos anos, como educação, comunicação, trabalho e cidadania. “Este sindicato é democrático e prioriza as sugestões e propostas da categoria. Por isso, adotamos nesse processo eleitoral ir nas empresas conversar com os trabalhadores”, afirmou Barba.

Conforme o diretor da entidade, a cada eleição aumenta o número de comitês em fábricas e dirigentes eleitos. Na eleição anterior, em 2011, foram escolhidos 233 representantes em 89 comitês sindicais. Para a direção executiva foram eleitos 11 membros. Sérgio Nobre foi reeleito presidente da entidade e deixou o cargo posteriormente para assumir o posto de secretário-geral da CUT (Central Única dos Trabalhadores). O vice, Rafael Marques, passou ser o presidente no final de 2012 e é candidato à reeleição.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.