NOTÍCIA ANTERIOR
Consigaz agora em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Teatro Municipal lotado para assistir ''As Aventuras de Alice''
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/12/2014 | Cidade
EJA forma 30 no ensino fundamental em Mauá
EJA forma 30 no ensino fundamental em Mauá Donisete Braga prestigiou o evento. Crédito: Evandro Oliveira/PMM
Donisete Braga prestigiou o evento. Crédito: Evandro Oliveira/PMM
Estudantes comemoram vitória com a conclusão da oitava série da Educação de Jovens e Alunos; cerimônia de entrega de certificados contou com a presença do prefeito Donisete Braga

A primeira a receber o certificado de conclusão da oitava série da Educação de Jovens e Adultos (EJA II), da Escola Municipal Clarice Lispector em 2014, foi a cadeirante Silvana Dias da Silva, durante a cerimônia realizada pela Secretaria de Educação, no Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, na noite desta segunda-feira (15). Estiveram presentes amigos, familiares, professores, representantes da Secretaria e o prefeito Donisete Braga.

Assim como Silvana enfrentou muitas dificuldades para retomar os estudos em cima de uma cadeira de rodas, e enfrentando os obstáculos que as pessoas com deficiência encaram, persistindo até sua conclusão, muitos dos 30 alunos também se emocionaram na cerimônia ao relembrar momentos que exigiram mais do que esforço, mas uma verdadeira superação.

"Ele batalhou muito para chegar a este dia e estou muito orgulhosa dele", disse Eliane Domingos Oliveira, de 28 anos, filha do operador de clarificação - prática utilizada par ao refino do azeite de oliva -, Aleixo de Oliveira Domingos, de 54 anos. À distância, Eliane e Sueli das Dores Domingos, a esposa, apreciavam emocionadas o jeito do familiar posicionado entre os formandos. "Ele está se sentindo realizado por chegar até aqui", disse Sueli. Ele explicou que voltou a estudar porque o mercado exige escolaridade. "Resolvi voltar e vou continuar, pensar no futuro e buscar um emprego bom. Uma faculdade? Quem sabe? Sonhar faz parte", considerou Aleixo.

O paraninfo da turma, o professor Anatoli Berdnikoff, disse "tenho certeza que toda vez que um aluno se forma, os educadores se formam junto", numa alusão ao reconhecimento do esforço coletivo para encerrar os estudos.

O prefeito lembrou dos investimentos recentes da Prefeitura para garantir a Educação de qualidade para todos os segmentos no município. Ao lembrar que começou a trabalhar aos 14 anos, Braga disse compreender as escolhas realizadas pelos formandos. "Muitas vezes na nossa vida, temos que fazer escolhas ao estudar e trabalhar. Não é um simples certificado de conclusão, mas conhecimento e experiência", afirmou. O prefeito falou ainda da implantação do curso de Medicina e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), na cidade em 2015. "Em Mauá, o filho do pobre poderá fazer um curso de Medicina, por meio do FIES ou Prouni", afirmou.

"Esta é a celebração de um tempo de vitórias de quem superou imensas dificuldades não apenas atuais, mas durante toda a história de vida. Estamos aqui para incentivar que mais e mais pessoas retomem seus estudos e construam uma melhor perspectiva de vida", afirmou a secretária de Educação Lairce de Aguiar.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.