NOTÍCIA ANTERIOR
Sorteio para funeral de Jackson já tem 1,2 milhão de inscritos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Corpo de Michael Jackson será levado a cerimônia de despedida
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/07/2009 | Cultura
''Efeito Gugu'' provoca dança das cadeiras nas emissoras
O mundo da televisão anda bem movimentado. Além de acompanhar a programação como de costume, o público pode conferir mudanças de famosas figuras entre emissoras. A guerra pela audiência voltou a mexer com os bastidores e os telespectadores agora precisarão se acostumar com antigos rostos em novas casas.

Algumas mudanças têm ocorrido ao longo dos últimos tempos - como a saída de Ana Paula Padrão do SBT e de Mylena Ciribelli da Globo -, mas nada se compara com a notícia da oficialização da ida do apresentador Gugu Liberato para a Record, acertada no final de junho. "Era algo que estava programado para ocorrer. A relação entre Gugu/SBT ou Gugu/Silvio Santos está desgastada. É uma saída ensaiada", explica o jornalista especializado e colunista do Diário, Flávio Ricco.

Ele frisa que essa mudança já poderia ter ocorrido em 2006, quando houve o último contato entre as partes envolvidas. Apesar de tentado com a proposta, Gugu recusou o convite. O contrato já está assinado, mas a nova cara dominical da Record deve chegar apenas em junho do ano que vem, quando termina seu contrato com o SBT.

A saída de Gugu, responsável pelo programa de maior audiência do SBT, acarretou uma série de idas e vindas entre as duas emissoras. Sem perder tempo, Silvio Santos fez questão de descontar a perda para Record e repatriou a apresentadora Eliana.

A loira retorna para o local onde iniciou sua trajetória televisiva para comandar uma atração aos domingos, mas ainda sem formato ou data definida. Ao seu lado, chegam o biólogo Sergio Rangel e o trio de cientistas e suas experiências malucas.

A mudança fez com que a Record já tomasse as medidas necessárias para ocupar a vaga e puxou Ana Hickmann para apresentar o Tudo é Possível.

Outra alteração que movimentou os bastidores é a chegada de Roberto Justus ao SBT. Sem trazer consigo o reality show O Aprendiz, o empresário aposta em seu carisma para comandar um programa semanal que deve estrear em agosto ou setembro. A curiosidade fica por conta de qual tipo de atração ele terá. Segundo Ricco, "o Justus mostrou que está pronto para a TV e se ajusta a diversos formatos."

O fato de Silvio Santos ter ido "às compras" de ex-funcionários da Record é visto como uma espécie de vingança. "Ele levou a saída do Gugu como um fato pessoal e, na vaidade, começou a tirar pessoal da outra emissora de propósito", acredita o colunista.

Briga natural - Os investimentos injetados pelas concorrentes iniciam um novo tempo dentro da televisão brasileira. "O crescimento da Record e a reação do SBT refletem a quebra da hegemonia televisiva e a exclusividade dos contratos profissionais. Desde a década de 1960 isso não ocorria", comenta o especialista em comunicação televisiva, Elmo Francfort.

Esse momento é extremamente natural e condiz com o disputado mercado da televisão. A briga saudável pela audiência e pelos mais populares comunicadores nacionais acaba movimentando todos os setores ao redor do mundo televisivo. Para Francfort, essa realidade nada mais é do que um grande jogo. "De tempos em tempos, a TV brasileira passa por reviravoltas como essa. Televisão é um jogo de xadrez: quando uma peça se move, outras também mudam de lugar."

A briga entre as duas emissoras surge como oportunidade para que a Globo, líder de audiência no Brasil, assista à briga pelo segundo e terceiro lugar de forma privilegiada. "A Globo está mais fortalecida do que nunca. Com essa degladiação, que está por cima se beneficia e que está em baixo só espera uma oportunidade", ressalta Ricco.

Disputas à parte, quem ganha é o telespectador, que apenas aguarda as modificações e os projetos que as emissoras tem à apresentar. Espera-se que a briga em busca pelo melhor deva resultar em aumento da qualidade na programação. Mas, historicamente, sabemos que nem sempre alta audiência implica em melhora de conteúdo.

Por Luís Felipe Soares - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.