NOTÍCIA ANTERIOR
Protesto contra tarifa tem confronto, depredações e presos em SP
PRÓXIMA NOTÍCIA
Passageiros são pegos de surpresa com greve em linhas da CPTM em SP
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/06/2013 | Geral
Educar: um jogo... de cintura
Administrador de empresas aborda o conceito de resiliência aplicado à sala de aula

Enquanto os físicos utilizam o termo “resiliência” para indicar a propriedade de materiais que suportam forte pressão sem quebrar, nas áreas de psicologia e administração, a palavra serve para designar pessoas que, mesmo diante da pressão e do estresse, conseguem superar as dificuldades. Essa perspectiva fundamenta a palestra “Resiliência em sala de aula”, que será apresentada pelo administrador de empresas Ricardo Piovan no 12º Congresso Internacional de Educação da LBV, que ocorrerá na capital paulista, nos dias 26, 27 e 28 de junho.

Diretor da Portal Fox, empresa especializada em consultoria organizacional, coaching, palestras e treinamentos, Piovan explica: “Nós vamos trazer esse conceito [de resiliência] para a sala de aula. (...) O professor, o educador, o diretor, o orientador sempre passa por muitos problemas, por muitas dificuldades nessa arte de educar as pessoas”. Segundo ele, cada vez mais, o educador deve aprender a ter jogo de cintura, ou seja, a ser flexível na solução de problemas ou situações difíceis, sobretudo perante os desafios que se apresentam no processo ensino-aprendizagem.

Ricardo Piovan possui especialização na área de bancos e finanças, formação em técnicas de expansão de consciência, programação neurolinguística, comportamento humano e liderança situacional. Com base em sua experiência, ele passou a identificar o perfil de pessoas altamente motivadas e o que as impulsiona. “Quando as coisas não estão indo bem, eu posso entrar em processo de desmotivação. Só que uma pessoa automotivada sabe que é uma coisa momentânea. Ela sabe que é só passar por esse processo de forma positiva: ‘Eu resolvendo isto, conquisto o meu objetivo, a minha missão’”, afirmou.

O Congresso Internacional de Educação da LBV — que neste ano terá como tema central “A Arte na arte de educar: uma visão além do intelecto” — reunirá, ainda, os seguintes palestrantes: dr. Mario Sergio Cortella, filósofo e escritor, mestre e doutor em Educação; dr. Claudio Picollo, mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e doutor em Educação; Nádia Conceição Lauriti, mestre em Linguística aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa; Lisie De Lucca, especialista em Linguagens das Artes e mestre em Educação; Eduardo Natali, graduado em Educação Física e em Pedagogia e pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo; Maria Suelí Periotto, supervisora da linha pedagógica da Legião da Boa Vontade (LBV); e Paula Suelí, historiadora e professora de História e de Cultura Ecumênica.

A programação do congresso contemplará também oficinas temáticas, montadas para colaborar na formação continuada de docentes, estudantes, pesquisadores e outros profissionais da educação. Em comum, essas atividades incentivam um ensino de qualidade aliado aos valores da Cidadania Ecumênica, na construção de uma Cultura de Paz.

Serviço
Evento: 12º Congresso Internacional de Educação da LBV.

Datas: 26 (das 18 às 22 horas), 27 e 28 de junho (das 9 horas às 18h30).

Local: Instituto de Educação José de Paiva Netto.

Endereço: Av. Rudge, 700, Bom Retiro — São Paulo/SP.

Informações e inscrições: (11) 3225-4590 ou 3361-6078 — www.lbv.org/congressodeeducacao.

Por Luiz Barcelos - Assessoria de Comunicação da LBV
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.