NOTÍCIA ANTERIOR
Aos 99 anos, australiano é o professor mais velho do mundo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Unesp recebe mais de 94 mil inscrições para o vestibular 2013
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/10/2012 | Educação
Educação no ABCD é foco de seminário
Educação no ABCD é foco de seminário Marilena Nakano, Cleuza Repulho e Márcia Santos debateram o que o ABCD está fazendo pela Educação. Foto: Amanda Perobelli
Marilena Nakano, Cleuza Repulho e Márcia Santos debateram o que o ABCD está fazendo pela Educação. Foto: Amanda Perobelli
Evento promovido pelo ABCD MAIOR teve início nesta terça e prossegue nesta quarta-feira

O primeiro dia de debates do Seminário ABCDebatEducação, realizado durante toda a tarde desta terça-feira (16/10) no Sindicato dos Químicos do ABC, em Santo André, abordou tópicos fundamentais para entender como está a educação na Região atualmente tendo como base os PREs (Planos Regionais Estratégicos) elaborados pelo Consórcio Intermunicipal nos anos 2000 e 2010.

O evento promovido pelo ABCD MAIOR contou com três mesas de discussão. A primeira, que teve como tema As lições dos PREs, trouxe aspectos do contexto social e econômico da época em que os planos foram feitos. Solange Ferrarezi Zanetta, diretora de Programas e Projetos do Consórcio, e Paulo Lage, presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, frisaram, entre outros pontos, a cooperação entre os governos do prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), e do ex-governador Mário Covas (PSDB).

O que o ABCD está fazendo pela educação foi assunto do segundo grupo de discussão, composto por Márcia Santos, secretária de Educação de Diadema e coordenadora do Grupo de Trabalho Educação do Consórcio; Cleuza Repulho, secretária de Educação de São Bernardo e presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação); e Marilena Nakano, doutora em Educação, professora da Fundação Santo André e uma das fundadoras da Transparência ABC.

Avanços - Foram elencados avanços no setor, como ampliação de parceria para creches, atendimento para jovens e adultos e portadores de deficiência. Por outro lado, as integrantes da mesa destacaram a necessidade de maior integração entre os municípios. “Temos na divisa de São Bernardo escolas onde 80% dos alunos são de Diadema, e não vemos nenhum problema nisso”, exemplificou Cleuza Repulho.

A terceira mesa trouxe o tema O papel das instituições de ensino para o desenvolvimento regional. Alexsander Tressino de Carvalho, diretor da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Santo André, destacou que 92% dos alunos da unidade se formam com emprego garantido. Sidney Jard, professor de Políticas Públicas na UFABC (Universidade Federal do ABC), falou sobre o projeto da universidade, que era uma demanda antiga da Região, e avaliou o foco recente na produção científica.

Rivana Marino, vice-reitora de extensão e atividades comunitárias da FEI (Fundação Educacional Inaciana), salientou a necessidade de formação de mão de obra qualificada para atender as demandas da Região. “Temos cursos com aulas de mestrado preferencialmente à noite para abrir oportunidade para qualificar os profissionais da indústria. No mestrado, entre 70% e 80% são oriundos de empresas”, enfatizou a vice-reitora da FEI.

Nesta quarta-feira (17/10) acontece o segundo e último dia do seminário a partir das 13h. O Sindicato dos Químicos do ABC fica na avenida Lino Jardim, 401, Vila Bastos, em Santo André.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.