NOTÍCIA ANTERIOR
Editorial - Eleitor de Mauá é menosprezado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vencedor em Mauá herdará caos nas finanças e Saúde
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/10/2008 | Cidade
Editorial - Mauá não merecia esse descaso
Algumas palavras, embora ditas à exaustão, nem sempre são compreendidas por quem as pronuncia. Assim, acabam perdendo seu real significado e sua importância, tornando-se banais.

Democracia, cidadania, direito, dever, liberdade de expressão, participação social, responsabilidade, isenção. Dez entre dez políticos citam uma dessas palavras pelo menos uma vez por dia, principalmente em períodos eleitorais.

Mas será que eles compreendem o significado delas em sua plenitude? Têm dimensão do que prometem? Dizem realmente o que pensam ou somente o que seus assessores aconselham? Na maioria das vezes, discursos vazios, feitos apenas para satisfazer o anseio de um povo carente de políticos que realmente pratiquem o que uma dessas palavras significa.

Em Mauá, essa carência fica evidente à medida que os prefeituráveis Oswaldo Dias (PT) e Chiquinho do Zaíra (PSB) se unem para prestar um desserviço à população: faltar ao debate. As alegações, idênticas, citam compromissos prévios, mas a agenda deles não tinha compromisso algum. A mensagem que fica é "somos diferentes em nossos projetos, mas iguais nas atitudes"

Os candidatos e assessores de Mauá não têm apresentado atitude condizente com a importância da cidade. Pelo contrário. Acreditam que os veículos de comunicação têm de estar a serviço deles, informar apenas os fatos que avaliam como positivos e ficar calado diante de atitudes contraditórias e atos ilegais. O compromisso do Diário é com a sociedade e com os leitores e não com os políticos.

O Diário adota diretrizes de conduta que inclui o tratamento de respeito e imparcialidade aos prefeituráveis, acreditando que dessa maneira os leitores e os eleitores tenham a real dimensão das disputas em suas cidades. Mas o mesmo tratamento não foi dado ao jornal, que abriu suas portas aos candidatos e respectivos assessores para a elaboração conjunta das regras dos debates eleitorais do primeiro e segundo turnos.

Jornal este que aceitou a retirada de um dos blocos, com perguntas elaboradas por internautas e selecionadas previamente, por solicitação da assessoria de Oswaldo Dias. Jornal este que durante uma semana preparou o primeiro encontro de prefeituráveis do segundo turno com a sinalização da presença de ambos.

Aos candidatos e partidos que decidiram cercear a informação e retirar o direito que o povo tem de compará-los um recado: o desrespeito não foi com o Diário, mas com todos que utilizam o jornal como principal fonte de informação.

O debate de terça-feira era para ser uma festa democrática, mas tornou-se uma noite de desrespeito a um povo. Mauá não merecia esse descaso.

Por Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.