DATA DA PUBLICAÇÃO 24/12/2013 | Política
Edital da Linha 18 do metrô está em análise em Brasília
Ministério do Planejamento cobra esclarecimentos do Estado sobre edital para obras do Metrô no ABCD. Foto: Amanda Perobelli
Obra será feita em parceria com governo Dilma; governo do Estado atrasou formulação de edital
Depois dos constantes atrasados por parte do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o edital que definirá a empresa que realizará as obras da Linha 18 – Bronze do Metrô, que liga a Capital ao ABCD, está em fase final de análise no governo federal. Restam apenas alguns esclarecimentos ainda pendentes solicitados pelo Ministério do Planejamento ao governo tucano para que a licitação seja publicada no Diário Oficial do Estado.
A linha 18 do Metrô será implantada em parceria do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e o governo do Estado. A primeira fase da obra ligará a estação Tamanduateí, zona leste de São Paulo, ao Centro de São Bernardo, passando por São Caetano e Santo André. O monotrilho custará aproximadamente R$ 3,1 bilhões, com repasse total do governo federal de R$ 1,68 bilhão (sendo R$ 400 milhões do Orçamento Geral da União e R$ 1,28 bilhão).
O monotrilho caminha a passos lentos, uma vez que o a gestão Alckmin somente encaminhou as minutas do contrato e do edital ao Ministério das Cidades em novembro para o EVTE (Estudo de Viabilidade Técnico e Econômico Essa), análise feita em cooperação entre os ministérios do Planejamento e da Fazenda.
Durante visita ao ABCD, em outubro, Alckmin prometeu a publicação do processo licitatório para o dia 7 de novembro; porém, a projeção não se confirmou. Em seguida, a Secretaria de Transportes Metropolitanos, chefiada por Jurandir Fernandes, estendeu o prazo para a primeira quinzena de dezembro, sem especificar a data para abertura do certame, o que também não ocorreu.
Há duas semanas, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, chegou a anunciar, durante o lançamento do PPA (Plano Plurianual) Regional, que o edital seria oficializado na inauguração do Hospital de Clínicas em São Bernardo (13/12), com a perspectiva da presença de Alckmin na solenidade. Contudo, o governador apenas encaminhou o secretário estadual de Saúde, David Uip, para representá-lo na abertura do equipamento.
Mesmo com os constantes adiamentos para licitação, a perspectiva do Palácio dos Bandeirantes é de que a assinatura da PPP (Parceria Público-Privada) responsável pelas obras ocorra até março. Em seguida, serão iniciadas as desapropriações de 32 terrenos decretados como de utilidade pública, conforme publicação no Diário Oficial em 20 de novembro, para a construção do monotrilho. As obras, previstas para o segundo semestre de 2014, serão tocadas pela iniciativa privada, conforme ocorrerá também na Linha 6 – Laranja (fará conexão de Brasilândia a São Judas).
Depois dos constantes atrasados por parte do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o edital que definirá a empresa que realizará as obras da Linha 18 – Bronze do Metrô, que liga a Capital ao ABCD, está em fase final de análise no governo federal. Restam apenas alguns esclarecimentos ainda pendentes solicitados pelo Ministério do Planejamento ao governo tucano para que a licitação seja publicada no Diário Oficial do Estado.
A linha 18 do Metrô será implantada em parceria do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e o governo do Estado. A primeira fase da obra ligará a estação Tamanduateí, zona leste de São Paulo, ao Centro de São Bernardo, passando por São Caetano e Santo André. O monotrilho custará aproximadamente R$ 3,1 bilhões, com repasse total do governo federal de R$ 1,68 bilhão (sendo R$ 400 milhões do Orçamento Geral da União e R$ 1,28 bilhão).
O monotrilho caminha a passos lentos, uma vez que o a gestão Alckmin somente encaminhou as minutas do contrato e do edital ao Ministério das Cidades em novembro para o EVTE (Estudo de Viabilidade Técnico e Econômico Essa), análise feita em cooperação entre os ministérios do Planejamento e da Fazenda.
Durante visita ao ABCD, em outubro, Alckmin prometeu a publicação do processo licitatório para o dia 7 de novembro; porém, a projeção não se confirmou. Em seguida, a Secretaria de Transportes Metropolitanos, chefiada por Jurandir Fernandes, estendeu o prazo para a primeira quinzena de dezembro, sem especificar a data para abertura do certame, o que também não ocorreu.
Há duas semanas, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, chegou a anunciar, durante o lançamento do PPA (Plano Plurianual) Regional, que o edital seria oficializado na inauguração do Hospital de Clínicas em São Bernardo (13/12), com a perspectiva da presença de Alckmin na solenidade. Contudo, o governador apenas encaminhou o secretário estadual de Saúde, David Uip, para representá-lo na abertura do equipamento.
Mesmo com os constantes adiamentos para licitação, a perspectiva do Palácio dos Bandeirantes é de que a assinatura da PPP (Parceria Público-Privada) responsável pelas obras ocorra até março. Em seguida, serão iniciadas as desapropriações de 32 terrenos decretados como de utilidade pública, conforme publicação no Diário Oficial em 20 de novembro, para a construção do monotrilho. As obras, previstas para o segundo semestre de 2014, serão tocadas pela iniciativa privada, conforme ocorrerá também na Linha 6 – Laranja (fará conexão de Brasilândia a São Judas).
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