DATA DA PUBLICAÇÃO 27/10/2008 | Veículos
Edge mostra força e elegância
De olho no crescimento do mercado de luxo no Brasil, que foi de 17% em 2007, a Ford começa a trazer da sua fábrica de Oakville, no Canadá, o crossover Edge, que terá vendas a partir de dezembro, com preço de R$ 149.700.
O modelo é chamado de crossover porque reúne características de utilitário esportivo e de carro de passeio. Para se ter uma idéia, ele foi desenvolvido sobre a mesma plataforma do Fusion, compartilhada também com o sedã MKZ, da Lincoln. O presidente da Ford Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira, trabalhou no seu projeto antes de assumir a presidência aqui.
Segundo Winston Landin, gerente de estratégia de produto, o perfil do consumidor está na faixa entre 45 e 50 anos, tem nível universitário ou pós-graduação, e está entre aqueles que valorizam o conceito do novo luxo, ou seja, que está "muito mais relacionado ao seu estilo de vida e àquilo que o produto entrega do que à ostentação."
Como principais concorrentes, a montadora aponta o crossover Hyundai Vera Cruz, e os utilitários esportivos movidos a diesel Mitsubishi Pajero Full e Toyota SW4.
A começar pelo visual, o Edge agrada por sua aparência robusta. Seu estilo, identificado pela Ford como Bold, é o mesmo utilizado no Fusion, e passa a idéia de força.
Sob o capô, o motor é o Duratec 3.5 V6 a gasolina, com 24 válvulas e 269 cv de potência a 6.250 rpm, com torque de 34,56 mkgf a 4.500 rpm. Segundo a montadora, o grandalhão de 4,71 metros de comprimento e 2,22 metros de largura acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e chega à velocidade máxima de 180 km/h, limitada eletronicamente. A transmissão é automática de seis velocidades, a mesma que equipa o Chevrolet Captiva, mas sem a opção de trocas seqüenciais (uma pena). A tração é permanente nas quatro rodas.
Avaliado nas belas estradas canadenses entre Niagara Falls e Oakville, o modelo apresentou respostas rápidas do acelerador, condução agradável, boa dirigibilidade e uma suspensão bem dosada (é firme, sem ser muito dura, e ao mesmo tempo transmite conforto). Também agradam o nível de acabamento e o espaço interno, proporcionado pela generosa distância entre eixos de 2,82 metros. O porta-malas, por sua vez, pode acomodar desde 906 litros até 1.956 litros (com o banco traseiro rebatido).
A versão que dirigimos é a Limited, que não será vendida aqui. Para o mercado brasileiro, será trazida somente a SEL, que tem como único opcional o teto solar panorâmico, que eleva o valor do crossover para salgados R$ 158.530.
Na lista de itens de série estão rodas de liga leve de aro 18, bancos de couro, sendo que os dianteiros têm ajuste longitudinal elétrico, memória e ajuste lombar, e ar-condicionado digital de duas zonas.
Para a segurança, conta com seis air bags (laterais, frontais e de cortina), controle eletrônico de estabilidade, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, além de sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
O sistema de áudio é controlado por comando de voz, sistema bluetooth e tela de 6,5 polegadas touch screen. Tem também DVD, entrada para USB e iPod, sistema MP3 e memória interna de 10 GB. Vem ainda com um sistema de navegação integrado, para o qual a Ford está desenvolvendo parceiros locais, visando ao fornecimento de mapas brasileiros.
A montadora espera vender 3.000 unidades em 2009 e vai oferecer um custo de revisão convidativo: R$ 120 para a primeira e R$ 150 para a segunda.
O modelo é chamado de crossover porque reúne características de utilitário esportivo e de carro de passeio. Para se ter uma idéia, ele foi desenvolvido sobre a mesma plataforma do Fusion, compartilhada também com o sedã MKZ, da Lincoln. O presidente da Ford Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira, trabalhou no seu projeto antes de assumir a presidência aqui.
Segundo Winston Landin, gerente de estratégia de produto, o perfil do consumidor está na faixa entre 45 e 50 anos, tem nível universitário ou pós-graduação, e está entre aqueles que valorizam o conceito do novo luxo, ou seja, que está "muito mais relacionado ao seu estilo de vida e àquilo que o produto entrega do que à ostentação."
Como principais concorrentes, a montadora aponta o crossover Hyundai Vera Cruz, e os utilitários esportivos movidos a diesel Mitsubishi Pajero Full e Toyota SW4.
A começar pelo visual, o Edge agrada por sua aparência robusta. Seu estilo, identificado pela Ford como Bold, é o mesmo utilizado no Fusion, e passa a idéia de força.
Sob o capô, o motor é o Duratec 3.5 V6 a gasolina, com 24 válvulas e 269 cv de potência a 6.250 rpm, com torque de 34,56 mkgf a 4.500 rpm. Segundo a montadora, o grandalhão de 4,71 metros de comprimento e 2,22 metros de largura acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e chega à velocidade máxima de 180 km/h, limitada eletronicamente. A transmissão é automática de seis velocidades, a mesma que equipa o Chevrolet Captiva, mas sem a opção de trocas seqüenciais (uma pena). A tração é permanente nas quatro rodas.
Avaliado nas belas estradas canadenses entre Niagara Falls e Oakville, o modelo apresentou respostas rápidas do acelerador, condução agradável, boa dirigibilidade e uma suspensão bem dosada (é firme, sem ser muito dura, e ao mesmo tempo transmite conforto). Também agradam o nível de acabamento e o espaço interno, proporcionado pela generosa distância entre eixos de 2,82 metros. O porta-malas, por sua vez, pode acomodar desde 906 litros até 1.956 litros (com o banco traseiro rebatido).
A versão que dirigimos é a Limited, que não será vendida aqui. Para o mercado brasileiro, será trazida somente a SEL, que tem como único opcional o teto solar panorâmico, que eleva o valor do crossover para salgados R$ 158.530.
Na lista de itens de série estão rodas de liga leve de aro 18, bancos de couro, sendo que os dianteiros têm ajuste longitudinal elétrico, memória e ajuste lombar, e ar-condicionado digital de duas zonas.
Para a segurança, conta com seis air bags (laterais, frontais e de cortina), controle eletrônico de estabilidade, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, além de sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
O sistema de áudio é controlado por comando de voz, sistema bluetooth e tela de 6,5 polegadas touch screen. Tem também DVD, entrada para USB e iPod, sistema MP3 e memória interna de 10 GB. Vem ainda com um sistema de navegação integrado, para o qual a Ford está desenvolvendo parceiros locais, visando ao fornecimento de mapas brasileiros.
A montadora espera vender 3.000 unidades em 2009 e vai oferecer um custo de revisão convidativo: R$ 120 para a primeira e R$ 150 para a segunda.
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