NOTÍCIA ANTERIOR
Avenida em Mauá terá sistema de drenagem reforçado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Gabinete de Gestão Integrada de Mauá discute segurança pública
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/11/2014 | Cidade
Economia Solidária de Mauá sensibiliza alunos de qualificação profissional
Economia Solidária de Mauá sensibiliza alunos de qualificação profissional Crédito: Roberto Mourão/PMM
Crédito: Roberto Mourão/PMM
Palestra apresenta a política pública desenvolvida na cidade como opção de trabalho e geração de renda

A Coordenadoria de Economia Solidária (EcoSol), ligada à Secretaria de Trabalho e Renda, tem sensibilizado alunos dos cursos do programa Qualifica Mauá e apresentado a política pública desenvolvida na cidade. As palestras, realizadas nos dias 10 e 11, tem por objetivo apresentar a economia solidária aos alunos como alternativa viável de trabalho e renda e estimular a formação de novos empreendimentos econômicos solidários.

Para o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, os futuros profissionais formados pelo Qualifica Mauá terão a oportunidade de conhecer a política de economia solidária e receber as devidas orientações. “Os alunos vão conhecer os princípios e políticas da economia solidária para valorizar o trabalho em grupo e aprender os caminhos para formar um empreendimento econômico solidário de propriedade coletiva e de autogestão, ou seja, administrado coletivamente, eliminando a figura do patrão e estimulando os resultados coletivos”, explicou.

“A EcoSol ajuda a instruir nas áreas administrativa, financeira, jurídica, produtiva, comercial, social, entre outras, por meio da Incubadora Pública Itinerante, que vai até onde o empreendimento está”, completou.

Aluna do curso de informática básica, Leonice Monteiro dos Santos Silva se mostrou interessada no assunto e pretende se aprofundar. “A palestra esclarece muito sobre as políticas que acontecem na cidade, gostei de saber que em grupo podemos ser nossos próprios patrões, porque assim todos se esforçam para cumprir seus deveres e garantir resultado para todos”, pontuou.

Para Marcia Matias de Souza Rodrigues, também aluna do curso de informática básica, a atividade é um incentivo para se organizar em grupo. “Acredito que pode funcionar, nesse modelo de negócio um respeita o espaço do outro para que todos possam produzir coletivamente”, comentou.

SERVIÇO - Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Tornou-se, nos últimos anos, uma inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social.

A coordenadoria de Economia Solidária atende atualmente 28 empreendimentos econômicos solidários, o dobro do que atendia no ano passado. São empreendimentos organizados sob a forma de cooperativas, associações, grupos comunitários para a geração de trabalho e renda, e empresas que adotem o princípio da autogestão. Em 2014, foram 104 encontros e quatro ações: Espaço EcoSol Mauá, Projeto Carrinho Solidário, curso de introdução à economia solidária e o atendimento a 400 famílias cadastradas no CadÚnico, por meio da Incubadora Pública Itinerante.

ATENDIMENTO - A Coordenadoria de Economia Solidária atende no piso superior do Centro Público de Trabalho e Renda, na Rua Manoel Pedro Júnior, 45, próximo à Praça da Bíblia. O atendimento funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h. Os telefones para contato são 4514-7860 ou 4514-6141.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.