NOTÍCIA ANTERIOR
Igrejas da região ‘'esquecem’' o santo papa João Paulo II
PRÓXIMA NOTÍCIA
Funcionários da Sabesp desaparecem na represa Billings
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/04/2015 | Setecidades
Ecoesportista encontra placas de fezes na Billings
Ecoesportista encontra placas de fezes na Billings Quadro relatado pelo ecologista inclui pouca vegetação, ausência de animais silvestres e forte cheiro de esgoto. Foto: Rodrigo Pinto
Quadro relatado pelo ecologista inclui pouca vegetação, ausência de animais silvestres e forte cheiro de esgoto. Foto: Rodrigo Pinto
Dan Robson Dias integra o projeto Expedição Billings, encabeçado pela Universidade de São Caetano

Placas amarronzadas de até um metro de diâmetro boiando em água turva. Nas margens, pouca vegetação e ausência de animais silvestres, inclusive pássaros. O cheiro forte de esgoto dá indícios de que os peixes também não habitam mais aquelas águas. Esse é o panorama registrado pelo ecoesportista Dan Robson Dias, que integra o projeto Expedição Billings, encabeçado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

Dan está há um mês remando na Billings coletando amostras de água. O cenário descrito acima diz respeito à região de Diadema, onde as placas escuras foram criadas por acúmulo de fezes.

“É muito triste presenciar uma cena dessas”, afirmou o ecologista. Essa é a segunda excursão pelo manancial feita por Dan, que em 2010 participou de projeto semelhante. As impressões comparadas ainda não são positivas.

“Naquela época, era possível avistar mais animais, mais aves. A qualidade da água não era das melhores, mas agora a situação parece piorar à medida que me aproximo de São Paulo”, disse.

Análise - Em dois meses, Dan deve concluir o trajeto por todo o corpo da Billings. Os dados coletados, assim como as amostras de água, serão encaminhados para o laboratório da professora Marta Ângela Marcondes, responsável técnica do projeto Expedição Billings.

Uma equipe de cientistas e estatísticos ficará responsável pela produção de um laudo global envolvendo a represa. Esse documento será encaminhado para prefeituras e órgãos responsáveis pela recuperação do manancial, como a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Por Renan Fonseca - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.