NOTÍCIA ANTERIOR
Justiça barra retirada de 240 famílias de terreno em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Iniciativa que renova associações de bairro saiu da Vila Santa Cecília
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/06/2015 | Cidade
EAD capacita GCM de Mauá
EAD capacita GCM de Mauá GCMs participam de cursos na modalidade Ensino à Distância oferecidos pela Senasp. Crédito: Bruno Prado
GCMs participam de cursos na modalidade Ensino à Distância oferecidos pela Senasp. Crédito: Bruno Prado
Uma das Guardas mais antigas do país aderiu à tecnologia para aprimoramento profissional.

Ismael Benedito da Silva é guarda civil municipal há 27 anos. Intimidade com computador? Nenhuma até que chegou sua vez de atender ao requisito de 80 horas de aulas práticas e teóricas para reciclagem profissional na Guarda Civil Municipal de Mauá. “A experiência de vida pesa muito, mas o aprendizado deixa a gente mais livre e seguro para estar atuando na profissão”, explica o gcm Ismael. Empolgado, ele já fez seis cursos no telecentro da corporação: Crimes Ambientais, Gerenciamento de Conflitos, Policiamento Comunitário, Policiamento Escolar Comunitário, Mediação de Conflitos e Condução de Veículos de Emergência. “Se dedicando, a gente aprende bastante”, comenta.

São sete computadores ligados 24 horas, sete dias por semana, com três monitores dedicados e antenados. A orientar os alunos ficam os guardas Mendes e Gil, no período diurno, e Brandão, à noite. Desta forma, os guardas podem estudar no seu turno de trabalho. “Como tem a ver com o dia a dia, a pessoa acaba se encantando”, definiu o gcm Gil.

Assim, o efetivo de 220 guardas municipais de Mauá tem aproveitado o acesso à internet para a realização dos cursos na modalidade Ensino à Distância da Matriz Curricular ofertada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, por meio do telecentro, em formação destinada exclusivamente aos profissionais das forças de segurança. “É fundamental contarmos com agentes bem preparados para prestarmos um serviço da melhor qualidade para a população de Mauá”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Carlos Wilson Tomaz. A Guarda Civil de Mauá é uma das mais antigas do país.

São realizados em quatro ciclos por ano, sendo dois cursos por ciclo. A carga, teórica e prática, é de 80 horas. Após a realização de cinco módulos de curso, os guardas já podem participar de espaços de discussão virtual com profissionais do país inteiro. “Caso não haja adesão ao processo de reciclagem, os agentes de segurança ficam impedidos de desenvolver a capacidade profissional plenamente, perdendo os 30% de periculosidade, e perdendo o porte de arma”, afirmou o gcm Mendes.

“Tudo isso é lei e já está incluído no Estatuto da Guarda, em vigor desde 2014. Além disso, é requisito para o convênio entre a Prefeitura e a Polícia Federal, renovado a cada dois anos”, afirma o gerente do convênio e coordenador do Centro de Formação da GCM de Mauá, o subcomandante Cícero dos Santos Oliveira. Toda a formação é feita em horário de trabalho, sem desguarnecer os postos de serviço.

Há 19 anos trabalhando na GCM de Mauá, a guarda Zenit deu início pelo curso de Mediação de Conflitos, o qual considera fundamental nas tarefas cotidianas. Entre os diferentes tópicos a serem estudados constam Conflitos e Violência e Meios de Resolução Pacífica de Conflitos. “Acho muito importante. E quero comparar com o que tenho feito, se foi certo ou errado”, disse, ciente de que faz seu melhor. “No meu trabalho faz diferença ter o curso para lidar com pessoas”, considera.

“Este é um local de aprendizado, é normal acertar e errar”, analisa Mendes. Os agentes de segurança também assistem aulas com situações gravadas em vídeo, “em que podem colocar em prática conforme o que a lei preconiza”, relatou Gil. “Alguns sequer tinham contato com computador, e, hoje, participam até dos fóruns de discussão. Hoje eles têm muito mais paciência”, comemora o comandante da instituição, João Carlos Conígero.

Em julho, os motociclistas da corporação também irão participar de um curso de Primeiros Socorros, com a equipe do SAMU de Mauá. “Será possível saber como agir melhor em situações de emergência, aprimorando noções de que quem atender primeiro, o que fazer e avaliar o que já tem sido feito, para aumentar as chances de resgate”, segundo o gcm Gil.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.