NOTÍCIA ANTERIOR
Manoel Lopes questiona convenio entre Prefeitura de Mauá e FUABC
PRÓXIMA NOTÍCIA
Batida de carro em poste deixa comerciantes sem luz em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/09/2012 | Cidade
E. C. IV Centenario e Jd. Helida F. C. são campeões no futebol amador de Mauá
E. C. IV Centenario e Jd. Helida F. C. são campeões no futebol amador de Mauá
Foram realizadas, no último fim de semana, as finais da primeira e da segunda divisão do torneio de futebol amador da Liga Mauaense de Futebol. As partidas, que definiram as equipes do IV Centenário e do Hélida como as campeãs da primeira e da segunda divisão, respectivamente, aconteceram no estádio municipal Pedro Benedetti e tiveram uma boa presença de público.

Iniciado em abril, o campeonato contou com 70 times distribuídos nas duas divisões. Em cinco meses de disputa foram realizadas mais de 140 partidas. Na primeira divisão, participaram ao todo 36 equipes, divididas em quatro grupos com nove times cada. Já na segunda divisão, 34 times foram inscritos também divididos em quatro grupos, três contendo oito equipes e um contando com dez.

De acordo com o regulamento do campeonato, na primeira divisão, a fase de grupos foi disputada com todas as equipes se enfrentando em turno único, sendo que as quatro melhores de cada chave se classificaram para a fase de partidas eliminatórias, começando pelas oitavas de final. As piores equipes de cada grupo foram rebaixadas para a segunda divisão de 2013. Já as fases eliminatórias (oitavas de final, quartas de final, semifinal e final) foram disputadas em partidas únicas.

Na segunda divisão, os critérios foram os mesmos adotados na primeira, com a diferença que não houve rebaixamento. Já os times que alcançaram a fase de semifinais foram automaticamente promovidas para a primeira divisão de 2013.

Apesar de muitas vezes faltar estrutura para abrigar jogos e as torcidas nos campos distritais onde as partidas eram disputadas na cidade, o presidente da Liga Mauaense de Futebol, Marco Antonio Capuano, acredita que o saldo do campeonato foi extremamente positivo, uma vez que o futebol amador segue sendo prestigiado por boa parte da população da cidade. “O futebol amador é culturalmente importante para a cidade. Pela falta de opções de lazer, as pessoas acompanham o futebol amador, por isso que há um bom público”, destacou o presidente da LMF.

Trajetória dos campeões

Campeão da primeira divisão neste ano, a equipe do E. C. IV Centenário não teve vida fácil na primeira fase do campeonato. Integrando o grupo B, o time finalizou a primeira fase na terceira posição, atrás da S. E. Cruz de Malta e do C. A. Itapeva. Em oito jogos disputados, o time conquistou 16 pontos, obtendo cinco vitórias, um empate e duas derrotas, marcando 16 gols e sofrendo nove. Nas oitavas de final, a equipe enfrentou o Belenense F. C, que terminou a primeira fase na segunda posição do grupo C, vencendo por 1x0. Nas quartas de final, foi a vez de enfrentar a equipe do Santa Rosa F. C. Em jogo bastante disputado, a decisão foi para os pênaltis, após empate no tempo normal por 1x1. Nas cobranças, o IV Centenário levou a melhor por 4x3. Pela semifinal, outro jogo difícil, dessa vez contra o Dínamo F. C. Após mais um empate em 1x1 no tempo normal, o IV Centenário venceu por 4x2 nos pênaltis. Já no último domingo, na decisão contra o Mocidade F. C., vitória por 2x1 que garantiu o segundo título do E. C. IV Centenário. O primeiro foi conquistado em 2010.

Assim como o campeão da primeira divisão, a equipe do Jd. Helida F. C., não teve vida fácil durante o torneio. Integrante do grupo A, o time terminou a primeira fase na terceira posição, empatada com o segundo colocado, o Náutico F. C., e com o quarto, E. C. Santa Cruz, no número de pontos. A posição foi definida nos critérios de desempate. Nas oitavas de final, a equipe enfrentou o Londrina F. C., segundo colocado do grupo D, vencendo o jogo elo placar mínimo, 1x0. Nas quartas de final, jogo duro e empate em 0x0 com o E. C. São José. Nos pênaltis o Helida venceu por 4x2, garantindo assim presença na primeira divisão em 2013. Na decisão por uma vaga na final, contra o E. C. Cruzeiro, mais um empate sem gols e decisão por pênaltis, com vitória por 4x3. Já no domingo, a decisão foi contra o Pedreirinha F. C.

Por Jornal Opinião Pública - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.