NOTÍCIA ANTERIOR
Edno e Defederico disputam vaga de Ronaldo contra o Sport
PRÓXIMA NOTÍCIA
Barrichello espera tirar ''casquinha'' de Interlagos
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/10/2009 | Esportes
Dunga cria suspense para definir a seleção
Até agora, Dunga testou 81 candidatos a defender a Seleção Brasileira no Mundial de 2010, mas o técnico admite que não fechou o grupo. Segundo ele, porém, restam poucas dúvidas. Desde que assumiu o cargo, depois do fracasso na Copa de 2006, o treinador participou de 50 jogos - dirigiu a equipe em 50 participações. Foram 21 amistosos, seis confrontos na Copa América-2007 e cinco na Copa das Confederações-2009 (ambas conquistadas pelos brasileiros).

Pelo menos 64 atletas tiveram chances, mesmo que atuassem durante alguns minutos. Entre os goleiros, Júlio César é o titular e Victor segue como terceira opção. Helton (último convocado) seria o reserva imediato. Fala-se que Gomes e Doni, contundidos, não estão totalmente descartados.

Se Maicon é tido como absoluto na lateral-direita e Daniel Alves o substituto natural, o lado esquerdo, ao contrário, preocupa o comandante. Afinal, foram testados Kléber, Gilberto e Marcelo, mas, aos poucos, André Santos atraiu a preferência de Dunga, que ainda busca outras alternativas, como Filipe Luís, escalado no empate diante da Venezuela. "Procuro analisar aqueles que possam apresentar diferentes características", justifica.

Entre os zagueiros, Dunga investe, de novo, na experiência de Lúcio e Juan, mas permanece atento ao desempenho de Miranda e Luisão. No meio-campo, Gilberto Silva e Felipe Melo são nomes certos. Ramires evolui e se impõe. Kaká dispensa comentários. Josué, Julio Baptista, Elano e Daniel Alves (improvisado) completam um dos blocos fundamentais no esquema de Dunga. Lucas, Sandro e Diego Souza são as recentes apostas.

No ataque, Luís Fabiano parece intocável e Robinho deve completar a dupla. Adriano, Nilmar e Diego Tardelli são três bons coadjuvantes. Ronaldo deve surgir nas futuras listas.

Treinador lamenta classificação dos rivais no Estádio Centenário

O técnico Dunga lamentou a classificação da Argentina para disputar o Mundial de 2010 na África do Sul. "Eles não mereciam. Grandes campeões já ficaram de fora e a Copa nunca deixou de ser a Copa. A presença deles não acrescenta nada. Se o inimigo tem sede, dê sal", ironiza.

Enquanto isso, Pelé garante que não tinha motivos para secar os hermanos. "Não torci contra eles. Lá, tenho muitos amigos. A Copa sem eles não é Copa. Mas é sempre bom eliminá-los. O sofrimento deles pela vaga fará Maradona aprender um pouco", provoca. (Das Agências)

Lista de classificados já mostra 23 seleções
Argentina, Suíça, Eslováquia e Honduras, que se classificaram na quarta-feira, ampliaram a lista atual de 23 seleções já garantidas para o Mundial de 2010 na África do Sul. Ainda restam nove lugares que serão decididos em novembro no encerramento das eliminatórias.

Na América do Sul, a Argentina (assegurada na vitória de 1 a 0 sobre o Uruguai, em Montevidéu) se juntou ao líder Brasil, Chile e Paraguai. Apesar do tropeço, os uruguaios têm chances na repescagem diante da Costa Rica (pela Concacaf), que esteve perto da vaga direta na Copa, mas parou nos 2 a 2 contra os Estados Unidos. Honduras avançou ao aplicar 1 a 0 em El Salvador. Assim, terminou em terceiro, somente atrás dos mexicanos e norte-americanos.

Na Europa, Suíça e Eslováquia chegaram lá - a exemplo de Alemanha, Dinamarca, Espanha, Inglaterra, Sérvia, Itália e Holanda, que haviam se antecipado. Os eslovacos marcaram 1 a 0 na Polônia. Os suíços ficaram no 0 a 0 diante de Israel.

Agora, Portugal, Grécia, Bósnia, Ucrânia, França, Irlanda, Rússia e Eslovênia, que se enfrentam nos dias 14 e 18 de novembro, aguardam o sorteio previsto para segunda-feira para ver quem pega quem na sequência.
Além da Europa e da Concacaf/América do Sul, resta uma repescagem para Oceania e Ásia. O Bahrein tenta seguir a direção da Austrália, Japão, Coréia do Sul e Coréia do Norte como o quinto representante asiático no Mundial. A Nova Zelândia seria o único da Oceania.
Além da África do Sul, sede oficial, apenas Gana e Costa do Marfim estão confirmadas no continente. Camarões, Tunísia e Argélia lideram as respectivas chaves. Gabão, Nigéria e Egito continuam firmes na briga.

A lista completa tem Brasil, Chile, Paraguai, Argentina, Estados Unidos, México, Honduras, África do Sul, Costa do Marfim, Gana, Austrália, Japão, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Eslováquia, Suíça, Inglaterra, Itália, Sérvia e Espanha. (Das Agências)

Por Nelson Cilo - Diário Online / Com Agências
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.