DATA DA PUBLICAÇÃO 08/12/2008 | Veículos
Duelo decidido nos detalhes
Quando se opta por pagar um pouco mais e ter, ao invés de um hatch pequeno, um sedã pequeno, o proprietário deixa claro sua admiração pelo espaço. E quando escolhemos um motor 1.6 em detrimento ao 1.0 ou mesmo ao 1.4, fica evidente que buscamos desempenho.
Por isso, decidimos colocar frente a frente dois representantes deste mundo: Volkswagen Voyage Trend (R$ 37.890) e Ford Fiesta Sedan 1.6 (R$ 37,7 mil).
A disputa entre estes dois modelos foi bastante equilibrada. Ambos oferecem atributos interessantes. No entanto, por apresentar um visual mais atual, melhores equipamentos de série e preços de opcionais mais atraentes, o Voyage levou a melhor.
Olhando por fora, o design do novo sedã da Volks é mais agradável. Com o DNA do irmão menor Gol, o três volumes chama a atenção pela harmonia das suas linhas.
O Fiesta, por sua vez, também confere traços interessantes, afinal, está no mercado desde 2004 e na sua última atualização, ocorrida em 2007, as modificações foram bastante superficiais.
Outro fator que faz o nosso Fiesta Sedan revelar as primeiras rugas é o fato de a Ford já ter apresentado a nova geração do carro recentemente na China. O modelo é baseado no belo conceito Verve - presente no último Salão de São Paulo - e que pode chegar ao Brasil, em sua versão hatch, apenas em 2010.
Quando pulamos para dentro dos dois competidores, o equilíbrio se faz presente de maneira gritante. O espaço interno é satisfatório. Enquanto o Voyage tem entreeixos de 2,46 metros, o Fiesta é somente três centímetros maior. Na altura e no comprimento, os competidores são quase iguais, com apenas um centímetro de vantagem para o modelo Volkswagen.
Até quando o assunto é porta-malas, os dois se equiparam de maneira assustadora. Enquanto o sedã da Ford tem capacidade para 478 litros, o Voyage tem 480 litros - diferença quase insignificante de dois litros.
O acabamento também sugere igualdade. No painel central, ambos abusam do plástico e utilizam uma máscara cinza onde estão o rádio e os comandos do ar-condicionado. Destaque para o bom encaixe entre as peças.
Já entre no quesito bancos e painel de porta, existe uma diferença entre as versões avaliadas pelo Diário. O Fiesta trazia bancos revestidos em couro, um opcional oferecido pela montadora e que custa R$ 3.000. Já o Volks tinha um acabamento em tecido de boa qualidade. Porém, o couro, uma opção que agrada a alguns motoristas, não está na lista de opcionais da marca alemã.
Por fim, avaliamos o desempenho dos dois. E seguindo o ritmo deste comparativo, o equilíbrio prevaleceu. Nos números,Voyage e Fiesta são muito parecidos (confira as informações de desempenho no quadro abaixo), no entanto, o Volks aparenta melhor agilidade no trânsito, principalmente pelo fato do novo motor EA-111 1.6 VHT Total Flex entregar uma boa quantidade de torque em baixas rotações.
Neste quesito é importante enaltecer o desempenho satisfatório do RoCam 1.6 SOHC Flex que equipa o Ford. Acelerar o Fiesta, em busca de uma ultrapassagem, por exemplo, é uma atividade prazerosa.
Por isso, decidimos colocar frente a frente dois representantes deste mundo: Volkswagen Voyage Trend (R$ 37.890) e Ford Fiesta Sedan 1.6 (R$ 37,7 mil).
A disputa entre estes dois modelos foi bastante equilibrada. Ambos oferecem atributos interessantes. No entanto, por apresentar um visual mais atual, melhores equipamentos de série e preços de opcionais mais atraentes, o Voyage levou a melhor.
Olhando por fora, o design do novo sedã da Volks é mais agradável. Com o DNA do irmão menor Gol, o três volumes chama a atenção pela harmonia das suas linhas.
O Fiesta, por sua vez, também confere traços interessantes, afinal, está no mercado desde 2004 e na sua última atualização, ocorrida em 2007, as modificações foram bastante superficiais.
Outro fator que faz o nosso Fiesta Sedan revelar as primeiras rugas é o fato de a Ford já ter apresentado a nova geração do carro recentemente na China. O modelo é baseado no belo conceito Verve - presente no último Salão de São Paulo - e que pode chegar ao Brasil, em sua versão hatch, apenas em 2010.
Quando pulamos para dentro dos dois competidores, o equilíbrio se faz presente de maneira gritante. O espaço interno é satisfatório. Enquanto o Voyage tem entreeixos de 2,46 metros, o Fiesta é somente três centímetros maior. Na altura e no comprimento, os competidores são quase iguais, com apenas um centímetro de vantagem para o modelo Volkswagen.
Até quando o assunto é porta-malas, os dois se equiparam de maneira assustadora. Enquanto o sedã da Ford tem capacidade para 478 litros, o Voyage tem 480 litros - diferença quase insignificante de dois litros.
O acabamento também sugere igualdade. No painel central, ambos abusam do plástico e utilizam uma máscara cinza onde estão o rádio e os comandos do ar-condicionado. Destaque para o bom encaixe entre as peças.
Já entre no quesito bancos e painel de porta, existe uma diferença entre as versões avaliadas pelo Diário. O Fiesta trazia bancos revestidos em couro, um opcional oferecido pela montadora e que custa R$ 3.000. Já o Volks tinha um acabamento em tecido de boa qualidade. Porém, o couro, uma opção que agrada a alguns motoristas, não está na lista de opcionais da marca alemã.
Por fim, avaliamos o desempenho dos dois. E seguindo o ritmo deste comparativo, o equilíbrio prevaleceu. Nos números,Voyage e Fiesta são muito parecidos (confira as informações de desempenho no quadro abaixo), no entanto, o Volks aparenta melhor agilidade no trânsito, principalmente pelo fato do novo motor EA-111 1.6 VHT Total Flex entregar uma boa quantidade de torque em baixas rotações.
Neste quesito é importante enaltecer o desempenho satisfatório do RoCam 1.6 SOHC Flex que equipa o Ford. Acelerar o Fiesta, em busca de uma ultrapassagem, por exemplo, é uma atividade prazerosa.
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda