NOTÍCIA ANTERIOR
Sprinter está melhor preparada para a cidade
PRÓXIMA NOTÍCIA
G1 andou na picape Nissan Frontier LE
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/12/2008 | Veículos
Duelo decidido nos detalhes
Quando se opta por pagar um pouco mais e ter, ao invés de um hatch pequeno, um sedã pequeno, o proprietário deixa claro sua admiração pelo espaço. E quando escolhemos um motor 1.6 em detrimento ao 1.0 ou mesmo ao 1.4, fica evidente que buscamos desempenho.

Por isso, decidimos colocar frente a frente dois representantes deste mundo: Volkswagen Voyage Trend (R$ 37.890) e Ford Fiesta Sedan 1.6 (R$ 37,7 mil).

A disputa entre estes dois modelos foi bastante equilibrada. Ambos oferecem atributos interessantes. No entanto, por apresentar um visual mais atual, melhores equipamentos de série e preços de opcionais mais atraentes, o Voyage levou a melhor.

Olhando por fora, o design do novo sedã da Volks é mais agradável. Com o DNA do irmão menor Gol, o três volumes chama a atenção pela harmonia das suas linhas.

O Fiesta, por sua vez, também confere traços interessantes, afinal, está no mercado desde 2004 e na sua última atualização, ocorrida em 2007, as modificações foram bastante superficiais.

Outro fator que faz o nosso Fiesta Sedan revelar as primeiras rugas é o fato de a Ford já ter apresentado a nova geração do carro recentemente na China. O modelo é baseado no belo conceito Verve - presente no último Salão de São Paulo - e que pode chegar ao Brasil, em sua versão hatch, apenas em 2010.

Quando pulamos para dentro dos dois competidores, o equilíbrio se faz presente de maneira gritante. O espaço interno é satisfatório. Enquanto o Voyage tem entreeixos de 2,46 metros, o Fiesta é somente três centímetros maior. Na altura e no comprimento, os competidores são quase iguais, com apenas um centímetro de vantagem para o modelo Volkswagen.

Até quando o assunto é porta-malas, os dois se equiparam de maneira assustadora. Enquanto o sedã da Ford tem capacidade para 478 litros, o Voyage tem 480 litros - diferença quase insignificante de dois litros.

O acabamento também sugere igualdade. No painel central, ambos abusam do plástico e utilizam uma máscara cinza onde estão o rádio e os comandos do ar-condicionado. Destaque para o bom encaixe entre as peças.

Já entre no quesito bancos e painel de porta, existe uma diferença entre as versões avaliadas pelo Diário. O Fiesta trazia bancos revestidos em couro, um opcional oferecido pela montadora e que custa R$ 3.000. Já o Volks tinha um acabamento em tecido de boa qualidade. Porém, o couro, uma opção que agrada a alguns motoristas, não está na lista de opcionais da marca alemã.

Por fim, avaliamos o desempenho dos dois. E seguindo o ritmo deste comparativo, o equilíbrio prevaleceu. Nos números,Voyage e Fiesta são muito parecidos (confira as informações de desempenho no quadro abaixo), no entanto, o Volks aparenta melhor agilidade no trânsito, principalmente pelo fato do novo motor EA-111 1.6 VHT Total Flex entregar uma boa quantidade de torque em baixas rotações.

Neste quesito é importante enaltecer o desempenho satisfatório do RoCam 1.6 SOHC Flex que equipa o Ford. Acelerar o Fiesta, em busca de uma ultrapassagem, por exemplo, é uma atividade prazerosa.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.