NOTÍCIA ANTERIOR
Times do ABCD se preparam para a quarta divisão do Paulista
PRÓXIMA NOTÍCIA
Circuito de corrida de rua terá área infantil com brinquedos
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/04/2016 | Esportes
Duelo contra inatividade imediata
Palmeiras e São Bernardo definem hoje o último semifinalista do Paulista às 21h, no Allianz Parque, em São Paulo. Apesar da diferente proporção, a classificação é similar para os objetivos das equipes: se manter em atividade. Enquanto o Verdão – eliminado na semana passada da Libertadores – aposta suas fichas no Estadual para não ficar sem jogar até o Brasileirão, em maio, o Tigre espera avançar para se garantir não só entre os quatro melhores times do Estado, como decretar vaga na Série D nacional já neste ano – com a eliminação do Red Bull, sábado, o time já está garantido na competição em 2017.

A boa notícia para o técnico palmeirense Cuca é que grande parte dos 28 jogadores inscritos no Paulistão estará à disposição. As novidades serão Cleiton Xavier e Róger Guedes, que ficaram com as vagas de Leandro Almeida e Moisés, lesionados.

Uma das principais peças do meio do Verdão, o volante Gabriel celebrou a disponibilidade de todo elenco. “O Cuca estudará o adversário e verá quais peças que ele tem que farão a diferença. E o trabalho da recuperação e do departamento médico também foi benfeito, pois na reta final quase todos estão à disposição”, analisou.

Para a equipe do Grande ABC, o alto investimento, o elenco milionário e o fato de atuar em casa jogam a pressão para cima do Palmeiras e isso pode ser útil. “Já estive do outro lado e sei como é (a pressão). A responsabilidade é toda deles, pela grandeza, torcida e investimento que têm”, disse Eduardo, que vestiu a camisa alviverde na temporada 2010.

“Ninguém acreditava na gente. O São Bernardo era um dos candidatos a cair para a Série A-2, então vamos tranquilos, com o dever cumprido (classificação), mas o gostinho de quero mais, sabendo que podemos chegar às semifinais”, emendou o lateral.

“Nosso time tem de estar atento, ligado e preparado, porque é mata-mata, precisamos passar para conquistar a classificação (à semifinal) e a vaga (na Série D). Se eles têm os objetivos deles, temos os nossos”, destacou o volante Marino.

O técnico Sérgio Soares, que pode fazer seu jogo de despedida em caso de derrota, tem o desfalque do meia Jean Carlos, suspenso. Walterson e Daniel Pereira são as principais alternativas, sendo que o primeiro para esquema mais ofensivo e, o segundo, mais defensivo.

Se depender de retrospecto, Verdão é favorito no confronto

O jogo de hoje no Allianz Parque é o quinto encontro entre Palmeiras e São Bernardo. E se depender do retrospecto, o torcedor palmeirense já pode comemorar. O Verdão venceu todos os compromissos anteriores e nunca sofreu gols da equipe do Grande ABC – vitórias por 2 a 0 (2011), 3 a 0 (2013), 2 a 0 (2014) e 1 a 0 (2015).

Neste último confronto, disputado em 2015, fato inusitado marcou o jogo realizado no Estádio 1º de Maio. A partida transcorria normalmente, até que o ex-técnico do Verdão Oswaldo Oliveira foi cobrado por torcedor que defendia a entrada do atacante Gabriel Jesus. O comandante esbravejou e comparou o clamor pelo jovem jogador ao frenesi da Beatlemania, fenômeno durante os anos de sucesso da banda britânica The Beatles.

Degrau por degrau: o segredo do Tigre neste Estadual

O São Bernardo iniciou o Paulistão com promissor empate com o Santos, na Vila Belmiro. Depois, venceu o Oeste e deu mostras de que poderia ir longe. No entanto, degringolou, ficou quatro jogos sem vencer e a diretoria trocou Roberto Fonseca por Sérgio Soares.

Vitórias sobre São Paulo, Ferroviária, Rio Claro, Red Bull e Água Santa devolveram o time aos trilhos e, de pouco em pouco, superou obstáculos e chegou a esta inédita condição de quadrifinalista do Estadual.

“Nosso objetivo antes era fazer os pontos para não cair, depois conseguir a classificação. Agora temos mais uma meta, que é passar das quartas contra o Palmeiras. Difícil, mas não impossível. Trabalhamos forte para bom jogo e entrar ainda mais para a história do São Bernardo”, disse o volante Marino.

Tigre espera frear ímpeto inicial do adversário e aposta em frieza

O ambidestro lateral Eduardo está no São Bernardo desde 2013 e mais do que à vontade no clube. Situação completamente diferente da vivida há seis anos, quando foi contratado pelo Palmeiras após se destacar pelo Guarani na Série B do Brasileiro. Então com 20 anos, sentiu a pressão, teve problemas de adaptação, mas mesmo assim foi utilizado pelo técnico Muricy Ramalho em 17 jogos. Hoje, pelo Tigre, reencontrará o ex-clube e cobra dos atuais companheiros que usem a inteligência para saírem de campo com a classificação às semifinais do Paulistão.

“Eles vão botar pressão no começo, virão com tudo para cima, então é ter frieza para aguentar os primeiros minutos e depois impor nosso ritmo de jogo”, declarou o lateral, que deve atuar pela direita. “Vamos para lá para incomodar, não só marcar”, emendou.

Relembrando seus dias no Alviverde, Eduardo agradeceu pela chance. “O começo foi difícil na adaptação, sair de time pequeno e ir para um grande, mas só agradeço pela oportunidade de trabalhar lá, pela grandeza que é o time”, recordou o camisa 14, que ficou oito meses antes de seguir para o Vitória.

TORCIDA
A diretoria está viabilizando ingresso e transporte até o Allianz Parque, mas não forneceu mais detalhes sobre reserva de local em ônibus ou caravana até a Capital. Os bilhetes para os visitantes custarão R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada).

Palmeiras treina em pleno domingo e aprimora cobranças de falta e pênaltis

Com o jogo que vai definir o último semifinalista do Paulistão marcado para segunda-feira, o domingo foi diferente no Palmeiras. Ontem, o elenco comandado pelo técnico Cuca finalizou a preparação para o confronto diante do São Bernardo, divulgando a lista final de relacionados para a partida. A comissão técnica alviverde comandou movimentação tática. Na parte final, o elenco aprimorou faltas e cobranças de pênaltis, que podem ser necessárias em caso de empate.

As novidades foram Zé Roberto, Edu Dracena e Róger Guedes, está último recém-contratado junto ao Criciúma. Além deles, Cleiton Xavier, que voltou após longo período se recuperando de lesão, e Dudu, opção no banco de reservas no confronto diante dos uruguaios do River Plate, pela Copa Libertadores, também estão na lista de convocados para a partida decisiva contra o time do Grande ABC.

O atacante Gabriel Jesus, que vive boa fase e estava suspenso nos últimos jogos por três amarelos no Paulista e por um cartão vermelho na competição continental. também volta a ficar à disposição de Cuca.



Por Dérek Bittencourt e Vinícius Ramalho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.