NOTÍCIA ANTERIOR
Incêndio atinge fábrica da Bridgestone em Santo André
PRÓXIMA NOTÍCIA
Comércios são furtados na Avenida Portugal
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/06/2015 | Setecidades
Donos definem na segunda-feira data para demolição do Best
Donos definem na segunda-feira data para demolição do Best Prefeito Luiz Marinho entrega documento ao advogado dos proprietários. Foto: Rodrigo Pinto
Prefeito Luiz Marinho entrega documento ao advogado dos proprietários. Foto: Rodrigo Pinto
Alvará que permite a derrubada do prédio foi emitido pela Prefeitura de São Bernardo nesta sexta (12/06)

A demolição do antigo Best Shopping, no bairro Chácara Inglesa, em São Bernardo, está cada vez mais próxima de acontecer. Após a entrega nesta sexta-feira (12/06) do alvará emitido pela Prefeitura que permite a derrubada da construção, os proprietários do empreendimento deverão se reunir na próxima segunda-feira (15/06) para definir a data e a empresa responsável pela execução do serviço.

Marco Alexandre, administrador, síndico e advogado que representa os donos do imóvel, relata que serão analisados os seis orçamentos levantados até o momento e que variam entre R$ 1,9 milhão e R$ 2,4 milhões, custeados pelos proprietários. A estimativa é que o processo dure entre 30 e 40 dias, resultando na retirada de aproximadamente 700 caminhões de entulho. O lixo será encaminhado para aterro em Mauá.

O processo que culminou na demolição do prédio se arrastou por vários anos. Além das pendências jurídicas causadas por atraso no pagamento de impostos, o shopping é propriedade de 222 famílias, que dividem as 162 matrículas do local. “A nossa maior dificuldade foi encontrar os proprietários, alguns faleceram, outros se separaram ou mudaram, tivemos, inclusive, que trazer gente que estava na China”, explicou o advogado.

A unificação das matriculas está em processo de finalização, o que irá facilitar a decisão sobre a nova destinação para o local. Apesar de já terem sido sondados por inúmeras construtoras, está descartada a criação de empreendimento 100% habitacional, conforme pedido feito pela Prefeitura.

“Essa é uma pauta que constou no nosso programa de governo de 2008 e era uma chaga antiga da cidade. Queríamos evitar a desapropriação, porque precisaríamos colocar recursos públicos escassos, então era preciso buscar uma saída privada. Vamos continuar na pressão para que o projeto seja rapidamente apresentado para não ficar somente uma área vazia, talvez um empreendimento corporativo”, afirmou o prefeito Luiz Marinho.

Sem explosões - Já foi definido que não serão utilizados explosivos durante o processo de demolição. Como a parte interna do shopping praticamente não existe, a derrubada das paredes restantes será feita com o uso de máquina que realizará o esmagamento das vigas. “Usaremos tecnologia que cause o mínimo de transtorno aos moradores do entorno”, garantiu Marco Alexandre.

Com área total de 8,4 mil metros quadrados, o Best Shopping foi inaugurado em 1987 e ficou em funcionamento até 1999, quando foi fechado em função de inadimplência de donos das lojas. Desde então, o prédio virou uma dor de cabeça para os moradores do bairro, como relata o autônomo Rafael Bueno, de 42 anos.

“Tinha muita sujeira, muita gente invadindo, usuários de droga, casos de estupro, era muito perigoso para o bairro e ninguém conseguia passar por perto. Independente do que for feito para nós será uma grande melhoria para o bairro”. O projeto que definirá o futuro do terreno deve ser finalizado ainda neste ano.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6331 dias no ar.