NOTÍCIA ANTERIOR
Soldado da PM é morto ao tentar impedir assalto em casa lotérica
PRÓXIMA NOTÍCIA
Donisete quer agilidade na votação do código de obras
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/02/2014 | Cidade
Donisete segura criação da empresa pública MauáTrans
 Donisete segura criação da empresa pública MauáTrans Foto: Nario Barbosa/DGABC
Foto: Nario Barbosa/DGABC
O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), mudou o planejamento para renovação do transporte coletivo municipal. Previsto para ser votado na Câmara neste mês, o projeto de lei que cria a MauáTrans, empresa pública voltada para gestão e fiscalização do setor, será encaminhado ao Legislativo depois que o Paço concluir a licitação para concessão das linhas de ônibus.

“Fizemos uma análise de segurança jurídica. A Câmara poderia aprovar a criação de uma empresa pública e depois acontecer um eventual problema jurídico (com a licitação). Estamos prezando a questão do zelo. A criação da empresa pública é uma consequência da licitação. Quero aproveitar esse tempo e debater com os vereadores. São questões que vamos agregar. Não tem nenhum problema de atraso. Vamos partir da questão mais emblemática, mais polêmica, que é a licitação”, explicou Donisete.

A MauáTrans começou a ser formatada pela Prefeitura no ano passado com intuito de administrar, planejar e fiscalizar os transportes coletivos. A proposta de lei já está pronta e segue modelo utilizado em cidades como São Bernardo, Santo André, Diadema e São Paulo. Até semana passada, Donisete pretendia encaminhar o projeto ao Legislativo antes de promover a concorrência.

O certame será lançado depois da realização da audiência pública que vai apresentar o edital à sociedade mauaense, que ocorre dia 12, às 10h, na Câmara. “Esse é o tema que nossa gestão discute. É o tema que mais aparece na cidade. Estamos em sintonia com a população para a gente vencer esse desafio”, comentou o prefeito. A concorrência, segundo o petista, será pautada no conforto e segurança dos passageiros, com obrigação de construção de abrigos e integração dos ônibus com a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que liga a região à Capital.

A concessão de operação das linhas de ônibus vive disputa jurídica desde 2007, quando o serviço foi licitado. Dividida em dois lotes, a operação era feita pelas empresas Leblon e Viação Cidade de Mauá, que tiveram os contratos rompidos por suspeita de fraude na bilhetagem eletrônica. Atualmente ainda restam alguns itinerários administrados pela Viação Cidade de Mauá, mas a tendência é que a Suzantur, contratada emergencialmente, assuma o serviço em sua totalidade em caráter emergencial.

Por Gustavo Pinchiaro - Gustavo Pinchiaro
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.