NOTÍCIA ANTERIOR
Pesquisa revela que 94% dos trabalhadores aprovam os serviços do CPTR de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Show e várias atividades marcam dia mundial do idoso em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/10/2013 | Cidade
Donisete prepara Mauá Trans para aprovação da Câmara
Donisete prepara Mauá Trans para aprovação da Câmara Marcelo Oliveira: Legislativo iniciará debate sobre criação da Maua Trans. Foto: Rodrigo Pinto
Marcelo Oliveira: Legislativo iniciará debate sobre criação da Maua Trans. Foto: Rodrigo Pinto
Empresa pública terá a missão de gerenciar o polêmico sistema de transporte de Maua

Após anunciar mudanças no sistema de concessão do transporte público, o prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), agora mira regular o setor por meio de uma autarquia. De acordo com o líder de governo, vereador Marcelo Oliveira (PT), um projeto que prevê a criação da Mauá Trans deve chegar a Câmara nesta semana. “Acredito que o projeto já está pronto e deve ser protocolado nos próximos dias”, disse o parlamentar.

A ideia do governo é estabelecer a autarquia, que estará ligada a secretaria de Mobilidade Urbana, para regular o sistema operado pelas Viações Cidade de Mauá e Leblon, cujas empresas sofrem processo judicial e correm o risco judicial de serem retiradas da operação pela Prefeitura. De acordo com o prefeito Donisete Braga (PT), em função dos modelos atuais de concessão o município fica impedido de exercer com rigor a fiscalização do transporte. Se o Legislativo aprovar o projeto, a Maua Trans deverá substituir a empresa PK9, encarregada de gerenciar a planilha de custos das concessionárias, instrumentos que dão embasamento a política tarifária. Para dar subsídios a essa transição o governo criou uma comissão de análise técnica, dentro da Secretaria de Mobilidade, composta por três técnicos da Pasta, incluindo Ricardo Perez, que foi secretário de Transportes de Diadema.

Esgoto - Durante a sessão legislativa desta terça-feira (01/09), boa parte dos vereadores, muitos governistas, ocuparam a tribuna da Câmara para reclamarem de serviços públicos. Uma das queixas foi apresentada em requerimento assinado por Marcel Oliveira. O petista levantou supostos problemas no atendimento da Foz do Brasil, empresa responsável pela gestão do esgoto na cidade. Oliveira denunciou que a Foz estaria notificando alguns moradores do bairro Jardim Zaíra, que residem em áreas classificada como zonas de declive, em beira de córregos. A empresa estaria cobrando desses moradores a instalação de caixas de esgoto com ligação à rede de coleta que estará em fase de execução. “Esse serviço custa em média R$ 3 mil. Não são os moradores que têm de arcar com esse custo. Essa obra não deveria ser feita pela Foz?”, indagou. O vereador encaminhou o requerimento para a Prefeitura tomar providência sobre esses casos.

Por Rodrigo Bruder - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.