DATA DA PUBLICAÇÃO 25/06/2013 | Cidade
Donisete inicia jornada por baldeação gratuita
Para negociar as bases da integração tarifária dos ônibus municipais e com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a Prefeitura de Mauá encaminhou à Câmara o projeto de lei para celebrar o convênio com o Palácio dos Bandeirantes. O governo Donisete Braga (PT) tenta rapidez na votação da matéria, para retomar o quanto antes diálogo com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) pelo benefício aos usuários dos dois sistemas de transporte.
O projeto é considerado pela gestão petista o primeiro passo para baldeação gratuita do transporte municipal com a linha férrea. O mauaense poderia usar o Cartão DaHora (Bilhete Único local) também nas catracas da CPTM. “Existem as etapas. Há a obrigatoriedade da autorização do Legislativo e depois veremos as próximas (para a transferência). Quero essa integração em prática até o fim do ano”, considerou Donisete.
Com intuito de superar essa etapa rapidamente, o secretário de Relações Institucionais, Rômulo Fernandes (PT), tentará adiar o recesso parlamentar. O texto não está na ordem do dia do último dia de trabalho parlamentar do semestre. O petista tentará incluir a peça na votação de hoje e, também, articular a convocação de uma sessão extraordinária possivelmente para quinta-feira.
Na visão do governo, quanto mais rápida a retomada das conversas com o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da CPTM, Mário Bandeira, maior a possibilidade de acerto até dezembro.
Donisete tem expectativa de integração gratuita para usuários dos dois sistemas por determinado período de tempo. Se a gratuidade não for possível, o objetivo passa a ser o desconto tarifário para quem utiliza as linhas municipais e estaduais.
Também estão encaminhadas as reformas das três estações da CPTM no município, começando por Guapituba no segundo semestre. Já Capuava e Mauá ficariam para 2014. No caso do último terminal, situado na região central, a Prefeitura também discute reforma na estação de ônibus para integrar fisicamente os dois pontos, facilitando a transferência.
O governo petista espera detalhes das obras por parte do Palácio dos Bandeirantes na Estação Mauá da CPTM para planejar a intervenção no terminal municipal, para executar as obras em conjunto.
SEM CONSENSO
Responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica do Cartão DaHora, a PK9 não é consenso no Paço para trabalhar na baldeação com a CPTM. A empresa foi multada em R$ 3,6 milhões pela Prefeitura, por destinar R$ 6,8 milhões às concessionárias de ônibus Viação Cidade de Mauá e Leblon a partir da compra do crédito tarifário e não na passagem pela catraca dos coletivos, conforme consta em contrato. A operadora recorreu da punição.
A PK9 é uma das personagens da crise no transporte em Mauá. Em maio, a Prefeitura multou também a Leblon em R$ 12,2 milhões e a Cidade de Mauá em R$ 8,2 milhões por violação no sistema eletrônico de bilhetagem. As empresas também recorreram e o Paço analisa os recursos.
Sem a PK9, o governo teria de abrir licitação para outra terceirizada implantar o sistema de integração tarifária. Donisete sempre deixou em aberto a possibilidade de contratação de outra empresa.
O projeto é considerado pela gestão petista o primeiro passo para baldeação gratuita do transporte municipal com a linha férrea. O mauaense poderia usar o Cartão DaHora (Bilhete Único local) também nas catracas da CPTM. “Existem as etapas. Há a obrigatoriedade da autorização do Legislativo e depois veremos as próximas (para a transferência). Quero essa integração em prática até o fim do ano”, considerou Donisete.
Com intuito de superar essa etapa rapidamente, o secretário de Relações Institucionais, Rômulo Fernandes (PT), tentará adiar o recesso parlamentar. O texto não está na ordem do dia do último dia de trabalho parlamentar do semestre. O petista tentará incluir a peça na votação de hoje e, também, articular a convocação de uma sessão extraordinária possivelmente para quinta-feira.
Na visão do governo, quanto mais rápida a retomada das conversas com o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da CPTM, Mário Bandeira, maior a possibilidade de acerto até dezembro.
Donisete tem expectativa de integração gratuita para usuários dos dois sistemas por determinado período de tempo. Se a gratuidade não for possível, o objetivo passa a ser o desconto tarifário para quem utiliza as linhas municipais e estaduais.
Também estão encaminhadas as reformas das três estações da CPTM no município, começando por Guapituba no segundo semestre. Já Capuava e Mauá ficariam para 2014. No caso do último terminal, situado na região central, a Prefeitura também discute reforma na estação de ônibus para integrar fisicamente os dois pontos, facilitando a transferência.
O governo petista espera detalhes das obras por parte do Palácio dos Bandeirantes na Estação Mauá da CPTM para planejar a intervenção no terminal municipal, para executar as obras em conjunto.
SEM CONSENSO
Responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica do Cartão DaHora, a PK9 não é consenso no Paço para trabalhar na baldeação com a CPTM. A empresa foi multada em R$ 3,6 milhões pela Prefeitura, por destinar R$ 6,8 milhões às concessionárias de ônibus Viação Cidade de Mauá e Leblon a partir da compra do crédito tarifário e não na passagem pela catraca dos coletivos, conforme consta em contrato. A operadora recorreu da punição.
A PK9 é uma das personagens da crise no transporte em Mauá. Em maio, a Prefeitura multou também a Leblon em R$ 12,2 milhões e a Cidade de Mauá em R$ 8,2 milhões por violação no sistema eletrônico de bilhetagem. As empresas também recorreram e o Paço analisa os recursos.
Sem a PK9, o governo teria de abrir licitação para outra terceirizada implantar o sistema de integração tarifária. Donisete sempre deixou em aberto a possibilidade de contratação de outra empresa.
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