NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá reforma 21 UBSs e reconstrói outras duas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Novo Site da Prefeitura de Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/04/2014 | Cidade
Donisete discute abrir vice para Jacomussi
A classe política de Mauá começou as discutir alianças para a eleição de 2016 por um tema que pode quebrar tradição do PT na cidade. O único diretório petista do Grande ABC a manter candidaturas majoritárias com chapa pura na história começa a desenhar a abertura para partidos aliados da vice do prefeito Donisete Braga (PT), motivado pela confirmação do apoio do clã Jacomussi para a reeleição.

Para assegurar que o legado consolidado pelo ex-superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) e pré-candidato a deputado estadual, Atila Jacomussi (PCdoB), como terceira via na eleição de 2012 ao registrar 26.520 votos, não atrapalhe o caminho para reeleição, Donisete discute, nos bastidores, entregar a vice para o vereador Admir Jacomussi (PRP). Caminho iminente caso Atila garanta cadeira na Assembleia Legislativa, com ampliação da força de seu grupo.

O pensamento do núcleo duro do prefeito remete à eleição de 2012. Na ocasião, o apoio de Atila a Donisete contribuiu para a vitória em segundo turno sobre a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB). A aliança consolidaria eleitores petistas e de setores mais conservadores de Mauá. Contudo, em uma eventual repetição da concorrência com a peemedebista, a avaliação é de que o PT teria condições de vencer sem precisar de prorrogação do pleito.

Pesa contra essa possibilidade a relação histórica de Jacomussi com o ex-prefeito Leonel Damo (PDMB), já que ele ocupou a Pasta de Obras na última gestão do peemedebista e, como vereador, também foi aliado. Opositores à amarração no PT afirmam que a abertura da vice pode agregar votos, mas espanta eleitores fieis à cartilha de esquerda, que formou a base do partido.

Por outro lado, o nome do secretário de Serviços Urbano e vereador licenciado, Rogério Santana, se fortalece entre as correntes internas do PT como potencial vice de Donisete para manter a tradição do partido. Os gestos do petista de abrir mão da candidatura a deputado federal e ter ficado fora da vereança – para acomodar o PSB e ceder a cadeira para Luiz Alfredo dos Santos Simão – garantiram a defesa dos grupos de Paulo Eugenio Pereira Júnior e Helcio Silva para ser vice em 2016. Helcio tenta se reeleger deputado federal e Paulo Eugenio quer ser estadual. Ambos têm apoio de Rogério Santana.

Jacomussi negou o diálogo. Rogério não foi localizado.

Por Gustavo Pinchiaro - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.