NOTÍCIA ANTERIOR
Começa remediação do Barão de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
4º Encontro de Dança de Mauá começa no dia 20 de novembro
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/11/2014 | Cidade
Donisete Braga vistoria Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá
Donisete Braga vistoria Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá Prefeito Donisete Braga faz última vistoria na Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá. Crédito: Roberto Mourão/PMM
Prefeito Donisete Braga faz última vistoria na Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá. Crédito: Roberto Mourão/PMM
Entrega está prevista para 8 de dezembro, aniversário de 60 anos do município

Na tarde desta quarta-feira (12), o prefeito Donisete Braga realizou vistoria nas obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em construção no bairro Capuava -- a última checagem in loco feita pelo chefe do Executivo antes da entrega oficial do equipamento programada para 8 de dezembro próximo, data em que Mauá completará 60 anos de fundação.

Acompanhado de Thadeu Pinto, diretor de Concessão da Odebrecht Ambiental, do diretor de Engenharia Carlos Gallutti, entre outros profissionais da companhia responsável pelo serviço de esgotamento sanitário do município, o prefeito pôde avaliar o estágio final das obras que compreendem três tanques com capacidades equivalentes às de oito piscinas olímpicas cada um.

Ao lado do superintendente da agência reguladora municipal Arsae, Elídio Moreira, Donisete Braga subiu escadas para observar a estrutura de um plano superior e recebeu explicações dos diretores da Odebrecht sobre o processo de funcionamento da estação que garantirá o tratamento de 1.225 litros por segundo.

Com a ETE, Mauá vai tratar 100% do esgoto coletado a partir de 2015. O investimento é de R$ 167,7 milhões e abrange, além da Estação de Tratamento, obras complementares de implantação de coletores-tronco e interceptores por toda a cidade.

"A entrega das obras civis está programada para 8 de dezembro e o tratamento do esgoto vai avançar gradualmente a partir do início de 2015", explicou Thadeu Pinto. A ETE será um marco de Saúde e Ambiental. De Saúde porque sabe-se que para cada real investido em Saneamento, poupam-se outros quatro reais em atendimento médico, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além disso, o equipamento permitirá a despoluição do Rio Tietê. Mauá acolhe a nascente do Rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Tietê. Dos 35 quilômetros do Tamanduateí, nove quilômetros que passam por Mauá ficarão completamente livres do lançamento de esgotos em estado bruto.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.