NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeito de Mauá visita terreno disponibilizado a polícia
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá lança unidade móvel de atendimento para vagas de emprego
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/04/2013 | Cidade
Donisete Braga quer transformar Nardini em hospital de ensino em Mauá
Donisete Braga quer transformar Nardini em hospital de ensino em Mauá Ideia do governo Donisete Braga é transformar o nardini em um centro de excelência sob coordenação da Fundação ABC. Foto: ABCD Maior
Ideia do governo Donisete Braga é transformar o nardini em um centro de excelência sob coordenação da Fundação ABC. Foto: ABCD Maior
Com o projeto, prefeito de Mauá pretende dar primeiro passo para viabilizar a segunda faculdade de Medicina da Região

Com a expectativa de obter novos investimentos do Ministério da Saúde, o prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), decidiu iniciar um projeto ousado para transformar o polêmico Hospital Nardini em um centro de excelência sob a coordenação da Fundação ABC. De acordo com a programação do governo para os próximos dois anos, a meta é iniciar uma ampla reforma no Nardini nos moldes de um hospital escola, até o final de 2014.

Para isso, a Secretaria de Saúde de Mauá pretende concluir, ainda neste mês, uma ampliação do contrato com a Fundação ABC. Atualmente, a entidade administra o hospital e as três UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) inauguradas recentemente na cidade, e passará a assumir serviços terceirizados como a operação do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), assistência básica e de urgência, entre outros programas. Trata-se de atendimentos que eram prestados por OSSs (Organizações Sociais de Saúde) como a APDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), cujo contrato com o município venceu no final do mês passado, e não foi renovado.

A nova gestão da Fundação ABC, em Mauá, chamada de “contratualização”, foi divulgada pela secretária de Saúde, Lumena Furtado. Com base na programação do setor para 2013 e 2014, o governo prevê “refazer e unificar a contratualização para a rede de saúde com a FUABC” com o objetivo de “unificar o processo de gestão”. “O Nardini já é um hospital com caráter regional. A transformação em um equipamento de ensino significa que queremos cuidar melhor das pessoas e humanizar o atendimento”, disse a secretária.

A Prefeitura não informou detalhes da ampliação de contrato com a Fundação ABC. A estimativa de investimentos na rede nos próximos cinco meses é de aproximadamente R$ 40 milhões.

Segunda faculdade - Com a consolidação do projeto, o governo Donisete Braga espera ganhar terreno para viabilizar a segunda faculdade de Medicina do ABC, um projeto também idealizado pela Prefeitura de São Bernardo. Desde 1967, a Fundação ABC administra a única instituição de ensino de Medicina da Região, em Santo André. “Temos discutido isso também, porque faz parte da agenda do prefeito. Vemos com bons olhos a instalação de uma faculdade de Medicina em Mauá, que poderia beneficiar a Região.”

Região tem primeiro livro a abordar políticas públicas

A Universidade Federal do ABC, 12 sindicatos da Região e a editora ABCD MAIOR lançam Políticas Públicas em Debate, o primeiro livro produzido na Região sobre o tema. O lançamento da obra acontece nesta quinta-feira (04/04) no campus de São Bernardo da Universidade.

Organizado pelo professor Vitor Marchetti, coordenador do curso de Políticas Públicas, o livro é resultado de curso de mesmo nome, também inédito, que reuniu na Universidade 40 membros dos 12 sindicatos durante o ano de 2011. A obra apresenta textos de 15 professores participantes do curso nos quais traçam um panorama dos aspectos mais relevantes do cotidiano da vida urbana em áreas como saúde, segurança, planejamento, cultura, educação, entre outros. “São escritos que reúnem e combinam a experiência e problemas concretos do dia a dia das cidades com os estudos e as pesquisas acadêmicas”, descreveu o professor.

Vitor Marchetti enfatiza que o estudo das políticas públicas é ainda um campo muito novo no Brasil e passou a se desenvolver junto ao processo de redemocratização do estado brasileiro, a partir de 1985, o que configura maior importância à obra. “Por ser um campo recente de estudo, o nosso livro ganha um peso significativo, já que faltam referências teóricas ao tema”, destaca o professor. Ele lembra que todos os que nele escrevem militam nessa nova área, e o livro poderá estimular novas e mais pesquisas, além de publicações.

Interação - O curso oferecido aos dirigentes, assessores e militantes sindicais faz parte de uma ação da universidade se voltar às demandas sociais e às as entidades locais. Foi a primeira parceria nesta área de políticas públicas e, conforme Ana Nice Martins, diretora executiva do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, novas virão. “Há todo um esforço dos sindicatos prepararem seus integrantes para atuarem além da atividade sindical. Hoje, nossa formação tem o objetivo de colocar o dirigente para atuar também nas comunidades e nas administrações públicas”, comentou ela.

De acordo com Ana Nice, parcerias como essa com a UFABC já existem com a Universidade Estadual de Campinas e a Federal de São Carlos. “A instalação da Federal do ABC é resultado da nossa luta de décadas por uma universidade pública e inclusiva ao trabalhador. Nada mais natural então que ações como essa se tornem comuns.”

Por Rodrigo Bruder - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.