NOTÍCIA ANTERIOR
Capela da Santa Casa de Mauá Abriga Raros Afrescos de Artista Romeno
PRÓXIMA NOTÍCIA
PT ordenará 77% do orçamento regional
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/12/2012 | Cidade
Donisete Braga inicia formação do governo
O prefeito eleito de Mauá, Donisete Braga (PT), anunciou ontem a primeira parte de seu secretariado. Na lista de seis nomes (veja arte ao lado), o destaque é o vice-prefeito, Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT), que comandará a Mobilidade Urbana.

Coordenador da campanha petista, Paulo Eugenio era nome certo no primeiro escalão antes mesmo do anúncio. Ele foi decisivo para deflagrar o movimento que trocou o candidato do partido a prefeito, impedindo a tentativa de reeleição de Oswaldo Dias (PT).

No entanto, a Pasta para a qual será nomeado chega a surpreender. Paulo Eugenio foi secretário de Saúde até julho. Deixou o cargo para trabalhar na campanha. Por isso, a expectativa era a de que ao menos mantivesse o posto à frente da maior secretaria de Mauá, cujo Orçamento previsto para 2013 é de R$ 209 milhões - quase oito vezes maior que o de Mobilidade, de R$ 28,2 milhões.

"Nossa tarefa será priorizar o pedestre, o ciclista e, principalmente, os 120 mil usuários do transporte coletivo", expôs Paulo Eugenio. Ele reafirmou compromisso pela concretização de bandeiras de Donisete durante a campanha, como a integração ônibus/trem e a construção de terminal rodoferroviário.

SURPRESA

A única surpresa é Luiz Carlos Theóphilo (PT), secretário de Obras de Diadema e que ficaria desempregado com a derrota de Mário Reali (PT) nas urnas. Ele voltará a comandar a Pasta de Mauá a partir de 1º de janeiro.

O arquiteto atuou na Secretaria de Obras de Mauá entre 1997 e 2002, nos primeiros governos de Oswaldo Dias (PT). Depois migrou para Diadema, onde foi secretário nas últimas gestões de José de Filippi Júnior (PT, 2001 a 2008) e na de Reali.

O vereador Atila Jacomussi (PPS), terceiro colocado na corrida pelo Paço, será o superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá). Esta é a contrapartida pelo apoio concedido a Donisete no segundo turno.

O prefeito eleito manteve a promessa de mesclar quadros políticos e técnicos no comando da autarquia. Assim, ao menos uma das três diretorias da Sama deverá ser ocupada por funcionário de carreira. "Vou aproveitar o que puder dos quadros efetivos."

Formada em Serviço Social, a futura primeira-dama, Sônia Braga (PT), será a titular da Assistência Social. "Agradeço ao convite do prefeito (Donisete), embora tenha deixado claro para ele o quanto queria a Pasta", resumiu, descontraída.

A Educação continuará chefiada por Lairce Aguiar (PT). Apesar de representar a cota destinada ao grupo de Oswaldo Dias, a professora, assim como Theóphilo e Sônia, se enquadra na relação de técnicos. Ela tem a missão de reforçar os convênios com a União, principalmente pela construção de cinco CEUs (Centros Educacionais Unificados) e a instalação da Universidade Federal do ABC em Mauá.

Vereador não reeleito e líder do governo na Câmara nos últimos quatro anos, Rômulo Fernandes (PT) fecha a lista. Ele será o chefe de Gabinete e responsável pela interlocução do Paço com o Legislativo. O petista assessorou Donisete em seus mandatos de vereador e deputado estadual.

Por Mark Ribeiro - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.