NOTÍCIA ANTERIOR
Dois morrem em tentativas de assalto no Grande ABC
PRÓXIMA NOTÍCIA
Jovem é morta a tiros dentro de casa em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/11/2012 | Cidade
Donisete Braga e Vanessa Damo empunham bandeira branca
Demorou, mas passado quase um mês do segundo turno, os deputados estaduais Donisete Braga (PT) e Vanessa Damo (PMDB) deram trégua no acirramento que marcou a eleição à Prefeitura de Mauá, protagonizada por ambos e vencida pelo petista. Ontem, na inauguração da terceira fase do Complexo Viário Jacu-Pêssego, que inclui o Viaduto Capuava, na divisa com Santo André, os rivais adotaram discursos polidos na frente do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

O cenário foi bem diferente da campanha tensa e do presenciado pelo tucano em dezembro, quando desembarcou em Mauá para inaugurar o AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Na ocasião, Vanessa acusou o prefeito Oswaldo Dias (PT) de retardar a obra em dois anos e foi vaiada. Donisete, por sua vez, tentou impedir a fala da adversária à força. Cena que constrangeu Alckmin.

No palanque de ontem imperou o clima amistoso. Ao contrário do feito no fim de 2011, o cerimonial do Palácio dos Bandeirantes seguiu a ordem lógica dos discursos e não irritou petistas, que na inauguração do AME reclamaram do fato de Vanessa ter sido convidada a discursar depois de Oswaldo.

Desta vez, a peemedebista ateve-se a valorizar o viaduto e seus benefícios. Donisete também elogiou a obra e aproveitou para cobrar Alckmin no palanque sobre a regionalização do Hospital de Clínicas Radamés Nardini e as construções do Poupatempo, da delegacia seccional e do IML (Instituto Médico-Legal). "Como prefeito, continuarei demandando", avisou.

Depois do ato, o petista disse que não patrocinará "terceiro turno". "Meu discurso sempre foi polido. Mantive a coerência. Serei o prefeito de todos os mauaenses, inclusive dela (Vanessa)."

A parlamentar seguiu a linha. "Somos pessoas públicas e, portanto, temos de lutar pela população, colocar os mandatos à disposição da cidade." Vanessa reforçou que ela e o PMDB farão "oposição consciente, e não de olhos vendados" (mais informações na página 3 de Setecidades).

Secretariado - Donisete Braga programou para segunda-feira o anúncio da primeira parte de seu secretariado. O prefeito eleito, porém, não antecipou quais áreas terão os comandantes revelados preliminarmente. Até aqui, apenas o vereador Atila Jacomussi (PPS) foi confirmado no futuro governo - deverá comandar a Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá).

Apesar do mistério, alguns nomes são dados como certos no primeiro escalão petista. O vice-prefeito, Paulo Eugenio Pereira Júnior, e os ex-secretários de Desenvolvimento Econômico, Edílson de Paula, e de Meio Ambiente, José Afonso Pereira, estão na lista. Eles estiveram na linha de frente da campanha de Donisete. O vereador Rômulo Fernandes deverá chefiar a Secretaria de Governo.

Por Mark Ribeiro - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.