NOTÍCIA ANTERIOR
Futebol americano é atração em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Decisão judicial pode acelerar caso Barão de Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/08/2012 | Cidade
Donisete Braga e Vanessa Damo acirram guerra jurídica em Mauá
Donisete Braga e Vanessa Damo acirram guerra jurídica em Mauá Campanha em Mauá; embate eleitoral sai das ruas e vai Justiça. Foto: Luciano Vicioni
Campanha em Mauá; embate eleitoral sai das ruas e vai Justiça. Foto: Luciano Vicioni
Campanha esquenta na cidade e Justiça Eleitoral deve convocar candidatos para promover ‘puxão de orelha’ coletivo

A 47 dias das eleições, a disputa eleitoral em Mauá está ganhando contornos de um duelo polarizado no âmbito da Justiça Eleitoral entre os candidatos à Prefeitura de Mauá, Donisete Braga (PT) e Vanessa Damo (PMDB).

A reportagem do ABCD Maior apurou que entre as cerca de 40 representações motivadas por publicidade irregular, que tramitam no Cartório Eleitoral até esta quarta-feira (22/08), a maioria foi proposta pelas coligações Mudança para Valer, de Vanessa, e Sim! Somos mais Mauá, do candidato petista.

A quantidade de representações originadas da distribuição irregular de material de campanha deve provocar um “puxão” de orelha da Justiça Eleitoral nos postulantes. O ABCD MAIOR tentou ouvir os juízes eleitorais Rodrigo Soares e Maria Eugenia Pires Zampol, responsáveis pelas condenações de ambos os candidatos, mas não obteve resposta. Por meio de sua assessoria, os magistrados disseram que devem convocar, nos próximos dias, uma reunião com os partidos, candidatos e coligações, para tratar do assunto.

A coligação Sim! somos mais Mauá começou o embate com três representações contra Vanessa, todas baseadas pela distribuição de material eleitoral em comércios, o que é vedado pela legislação, durante corpo a corpo da campanha da peemedebista no Parque das Américas, Jardim Zaíra e Jardim Canadá.

Após ser penalizada com multas que somaram R$ 24 mil, Vanessa entrou com 20 representações contra o rival, que foi penalizado pela suposta entrega de panfletos em estabelecimentos comerciais na avenida Dom José Gaspar. Ao comentar suas decisões nos processos, os juízes se sustentam em “provas materiais” produzidas nas páginas pessoais dos candidatos nas redes sociais, que publicaram fotos das campanhas com imagens das infrações.

A advogada Cristiane Tomaz, que defende o petista, avalia que essa batalha jurídica é natural, e observa que cabem recursos no TRE (Tribunal Regional Eleitoral). “Nós vemos com naturalidade, porque essa fiscalização entre os candidatos faz parte do jogo. Mas vamos recorrer no TRE”, disse. Já o presidente municipal do PMDB, José Carlos Orosco, lamenta o fato de a disputa sair do plano de propostas. “É notório que o candidato (Donisete) tem praticado irregularidades, o que motivou nossas denúncias. Podemos analisar a possibilidade de entrar com um processo de abuso de poder econômico”, disse o dirigente.

Por Rodrigo Bruder - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.