NOTÍCIA ANTERIOR
Por aproximação a Alckmin, Atila Jacomussi cogita deixar PCdoB
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sem acordo, metalúrgicos aguardam reajuste em Santo André e Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/01/2016 | Cidade
Donisete Braga define vice com aliados a partir de fevereiro
Por reeleição, prefeito de Mauá forma comissão com nove partidos aliados e PT para formação de chapa


O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), começa a definir a partir de fevereiro o nome indicado para candidatura a vice-prefeito na composição pela reeleição em outubro, junto com uma comissão de dez partidos. Mesmo ainda com sugestões de uma chapa pura de alas internas no PT, o chefe do Executivo está decidido a abrir o espaço para uma legenda aliada. Por ora, PSB e PTB são as siglas mais fortes para completar o quadro majoritário.

Completado por PTdoB, PDT, PP, Pros, PRB e PPS, o blocão também visa a formação do plano de governo a ser proposto por Donisete na disputa eleitoral, as composições de chapas de vereadores e também possivelmente futuros cargos na máquina pública a partir de 2017, em caso de reeleição do prefeito em outubro. Contemplados com secretarias e postos de segundo e terceiro escalão, a gestão petista considera praticamente certa essa formação para a coligação ao pleito municipal.

Donisete tem clara preferência que o candidato a vice-prefeito seja de outro partido, quebrando pela primeira vez a tradição do PT de Mauá por chapas puras na disputa majoritária em Mauá. O núcleo duro do governo enxerga que o cenário exige aliança com outra legenda, devido ao atual cenário político em volta da presidente Dilma Rousseff (PT), que não teve a maioria dos votos na cidade nos dois turnos das eleições de 2014.

Internamente no PT, o prefeito conta com o apoio da ala ligada a Hélcio Silva, que foi seu vice até dezembro de 2013, quando renunciou ao cargo para assumir a cadeira de deputado federal, mas ainda precisa amarrar as arestas com outros grupos. No entanto, o governo ainda tenta consenso com os grupos do ex-vice-prefeito Paulo Eugenio Pereira Júnior e do ex-prefeito Oswaldo Dias, que deseja alçar a esposa, Celma Dias, para o posto de vice na chapa petista.

No entanto, os nomes mais cogitados, por ora, pelo governo petista para ocupar o posto de vice-prefeito, em um novo mandato, são do presidente municipal do PSB e atual secretário de Segurança Pública, Carlos Tomaz, e do vereador Alberto Betão Pereira Justino, que hoje está no PTdoB, mas tem conversas para migrar ao PTB com esse propósito.

Hurbam

O Pros será o sexto partido aliado a figurar no primeiro escalão do governo Donisete na próxima semana. A legenda ocupará o comando da Hurbam (Habitação Popular e Urbanização de Mauá), com Leonildo Pereira, ex-chefe de gabinete do vereador Severino do MSTU e um dos coordenadores do movimento. Atual comandante da autarquia, Hélcio deve ser deslocado para a Secretaria de Relações Institucionais.

A sigla se junta ao PSB (comanda as secretarias de Segurança Pública e Habitação), PTdoB (Planejamento Urbano), PDT (Trabalho e Renda), PRB (Cultura, Esportes e Lazer) e PTB (Desenvolvimento Econômico).

Por Bruno Coelho - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.