NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá terá licitação para transporte até o final de fevereiro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Donisete Braga anuncia balanço de 2013 e novas ações de 2014
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/02/2014 | Cidade
Donisete Braga afirma: Educação é prioridade
Donisete Braga afirma: Educação é prioridade Apresentação do uniforme escolar contou com desfile e momentos lúdicos. Crédito: Evandro Oliveira/PMM
Apresentação do uniforme escolar contou com desfile e momentos lúdicos. Crédito: Evandro Oliveira/PMM
Mauá apresenta uniformes e material pedagógico para ano letivo 2014, no Teatro Municipal; Administração já se prepara para licitar produtos para 2015

“Na escola, eu gosto de tudo, sabe? O que eu mais gostei até agora foi da massinha e da cola colorida, só que eu nunca tive uma mochila dessa”, disse, admirado, Enzo Miranda Marqueto, aluno de 4 anos da Escola Municipal Geovane Oliveira Lacerda, no Parque das Américas.

Enzo entrou no hall do Teatro Municipal e foi direto para a mesa onde estavam expostos os uniformes e materiais escolares. Tudo isso vai fazer parte da rotina dos mais de 18 mil alunos da rede de ensino de Mauá. Assim como o menino, pais, professores, conselheiros de Educação e gestores aprovaram a qualidade do material e uniformes, apresentados nesta quinta-feira (6) pela Secretaria de Educação. “Ele já aprendeu muito nos dois anos em que está na escola. Achei tudo muito bacana e acho que vai melhorar ainda mais o aprendizado”, disse a mãe de Enzo, Athany Carvalho Marqueto.

Em seu discurso, o prefeito Donisete Braga reafirmou o compromisso em investimentos nas políticas de Educação. Na condição de gestor, considerou, é preciso enfrentar as dificuldades financeiras e oferecer as condições mínimas para avançar cada vez mais. “É assim também com a formação dos profissionais, com o Estatuto do Magistério, que estamos formulando, e com a reestruturação das escolas, para que possamos educar nossas crianças e prepará-las para o futuro”, afirmou o prefeito.

A secretária de Educação, Lairce de Aguiar, lembrou que “entregando os uniformes e materiais escolares e pedagógicos de qualidade, estamos investindo no futuro da nossa cidade e do nosso país.” Em maio, o processo licitatório que garantirá os uniformes e materiais para o próximo ano deverá ser iniciado, segundo a gestora. “Queremos proporcionar identificação e segurança para as crianças, qualidade de ensino e economia para as famílias. Vale a pena investir em Educação”, ressaltou.

A cerimônia teve momentos lúdicos que agradaram o público, como uma dinâmica da professora municipal e neurolinguista, Ivone Engelmann. Também foi realizado um desfile de estudantes de todos os seis grupos de ensino – berçário, G1, G2, G3, G4 e G5 e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial – utilizando os uniformes.

Cada estudante receberá duas camisetas de manga curta e uma de manga longa, um blusão e uma calça, uma bermuda ou short-saia, meias e um par de tênis. Nas peças predominam as cores da bandeira da cidade, azul, vermelho e branco, com o brasão de Mauá em destaque e identificação da Prefeitura Municipal de Mauá e Secretaria de Educação na parte de trás das camisetas.

O desfile permitiu também demonstrar o material pedagógico Palavra Cantada. Com o vídeo "Explorando os sons da boca", a música “Bolinha de Sabão”, presente no DVD que integra a coletânea “As Melhores Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada”, serviu de fundo musical para a exibição. “Olha lá uma bolinha de sabão/E lá vem outra bolinha de sabão/1, 2, 3 são bolinhas de sabão./Eu adoro ver bolinhas de sabão”, foi o trecho repetido por muitas pessoas na plateia, enquanto bolinhas de sabão se espalhavam pelo palco. Os kits do Palavra Cantada adquiridos pela Secretaria foram entregues em todas as salas das 39 escolas da rede municipal, para ajudar os professores nas aulas e tornar o aprendizado mais prazeroso.

A família da aluna Maria Heloísa, de 6 anos, da Escola Municipal Florestan Fernandes, também participou do evento. Ao lado dos pais, Edvaldo Barbosa de Souza e Jaqueline Mainetti de Souza, que também é conselheira, os olhos da menina se arregalaram com a possibilidade de materiais novos já nos primeiros dias de aula. “Isso é muito importante, principalmente o uniforme, porque todos os alunos vão ter igualdade. Vou cuidar com muito carinho assim como faço com as roupinhas dela. Sei que vai ficar linda de uniforme”, disse a jovem mãe. Para o pai, a economia também é fundamental. “Poderemos usar o que seria gasto com uniforme e material comprando algumas coisas para ela mesma”, comemorou Edvaldo.

A professora Edmea Siqueira Estevan, também da EM Giovane, que trabalha há 29 anos na rede de Mauá, ratificou: “A partir do momento em que a criança se vê de uniforme, melhora sua autoestima e seu aprendizado aumenta. Quantas vezes a gente não escuta os comentários delas de que tal escola particular tem uniformes bonitos e que gostariam de estudar lá por causa disso?!” A coletânea também foi aprovada: “Dá para fazer um trabalho excelente em sala de aula!”, garantiu.

Foram investidos R$ 3.526.858,14 na compra de uniformes e R$ 7.735.712,32 nos kits escolares. A distribuição dos kits de uniformes nas escolas começa ainda em fevereiro.

Por Redação ABC do ABC - PMM
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.