NOTÍCIA ANTERIOR
Professores da rede de Mauá discutem EJA
PRÓXIMA NOTÍCIA
Secretaria de Saúde de Mauá amplia vagas de estágios
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/06/2014 | Cidade
Donisete avalia programa Mais Médicos na rede municipal
Donisete avalia programa Mais Médicos na rede municipal Donisete Braga participou do Seminário Mais Médicos realizado em São Bernardo. Crédito: Evandro Oliveira
Donisete Braga participou do Seminário Mais Médicos realizado em São Bernardo. Crédito: Evandro Oliveira
Mauá conta atualmente com 47 profissionais do Mais Médicos, o que possibilitou a complementação e ampliação das Equipes de Saúde da Família e viabilizou cobertura de 75% da população

Em menos de um ano após o seu lançamento o Programa Mais Médicos superou sua meta inicial em distribuição de profissionais médicos em todo o país e se consolida como programa essencial para organização dos cuidados em saúde. A constatação aconteceu durante o Seminário Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros, que ocorreu na manhã desta terça-feira (24) em São Bernardo do Campo.

O evento foi uma realização do Ministério da Saúde em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e contou com a presença do Ministro da Saúde, Arthur Chioro; do prefeito de Mauá, Donisete Braga; do presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho; além de deputados federais e estaduais, secretários municipais e vereadores da região do ABC.

O objetivo do seminário, que está acontecendo em diversos pontos do país, é fazer um balanço e mostrar os impactos do programa na oferta de atendimento em saúde para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foi traçada uma cronologia da implantação do programa, desde a solicitação feita pelos prefeitos ao Governo Federal para que tomasse iniciativa para enfrentar a falta de profissionais médicos, passando pela estruturação do programa, até as medidas que ainda estão acontecendo e que alteram a formação do profissional médico com ampliação das vagas para graduação e residência médica e qualificação da infraestrutura da rede de Atenção Básica.

“Estamos suprindo não apenas a necessidade imediata de profissionais, mas fazendo um investimento estruturante no Sistema Nacional de Saúde,” afirmou Arthur Chioro, ministro da Saúde, ao explicar que “temos 27 mil unidades de saúde em reforma ou construção, conseguimos mudar a grade curricular da formação médica e também iremos mudar a forma de pagamento dos profissionais,” completou.

Uma das grandes apostas do Programa Mais Médicos é o aumento dos cursos de medicina e para tanto está em andamento o processo de licenciamento para novas faculdades. Na região do ABC Mauá e São Bernardo do Campo já passaram por vistoria técnica do Ministério da Educação e aguardam publicação de edital com o resultado final das cidades habilitadas.

“Estamos em processo de discussão com parceiros credenciados pelo Ministério da Saúde e também já oferecemos espaços públicos para que possamos receber o curso de medicina. Além disso, temos a residência médica no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, o qual pretendemos transformar em hospital escola. Esse modelo configura um sistema que vai qualificar o atendimento em saúde no município,” afirmou o prefeito Donisete Braga.

Mauá conta atualmente com 47 profissionais do Programa Mais Médicos, o que possibilitou a complementação e ampliação das Equipes de Saúde da Família e viabilizou uma cobertura de 75% da população.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.