NOTÍCIA ANTERIOR
Jovens pedem democracia no Marrocos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Chega a 18 o número de mortos após ataque talibã a hotel no Afeganistão
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/06/2011 | Internacional
Dona de usina de Fukushima encontra material radioativo no mar
A Tepco (Tokyo Electric Power Company), empresa que controla a usina nuclear de Fukushima - atingida pelo terremoto do dia 11 de março - informou nesta terça-feira (28) que detectou estrôncio radioativo no mar. O material, se inalado, pode causar alguns tipos de câncer, ao se acumular nos ossos.

A empresa encontrou no fundo do mar estrôncio-89 e estrôncio-90, dois elementos gerados pela reação de átomos de urânio, indicou a rede pública de TV NHK. Trata-se da primeira vez, desde o início da crise nuclear no Japão, que a Tepco encontrou trações de material radioativo no mar.

As análises ocorreram em 2 de junho em dois locais, e revelaram até 44 becquereis (unidade de medida para reações nucleares) por quilo de estrôncio-90 no fundo do mar.

Shigeharu Kato, membro da Agência de Segurança Nuclear do Japão, afirmou que seguirão as análises para investigar o impacto da acumulação das substâncias radioativas na vida marinha, acrescentou a NHK.

Desculpas

O presidente de honra da Tepco, Tsunehisa Katsumata, pediu desculpas aos acionistas do grupo nesta terça-feira pelas “moléstias e preocupação” causadas após o acidente nuclear na usina nuclear de Fukushima.

Katsumata pediu ainda compreensão e apoio ao plano de reestruturação da companhia para fazer frente aos elevados custos da crise, o que obrigará a Tepco a vender ativos e reduzir seu tamanho.

A Tepco deverá enfrentar protestos por sua trajetória na Bolsa de Tóquio, onde viu seu valor cair drasticamente desde 11 de março até perder mais de R$ 57 bilhões (25 bilhões de euros).

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

Por Efe, com R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.