NOTÍCIA ANTERIOR
Brecha no Facebook permitia apagar qualquer vídeo da rede social
PRÓXIMA NOTÍCIA
Texto que veta uso pelo Facebook de conteúdo publicado na rede social ''não serve para nada'
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/06/2016 | Informática
Dois antivírus no computador e geradores de senha: pacotão
>>> Dois antivírus com Windows Defender
Meu notebook tem o Windows Defender instalado. Acontece que baixei hoje a versão de teste do Kaspersky e o Defender foi desativado. Gostaria de manter os 2. Isto seria possível? O que devo fazer? O Kaspersky é melhor que o Defender?
Grato.
Jonas

De modo geral, você não deve executar dois antivírus e é por isso que o Windows Defender é desativado quando você instala um antivírus de terceiros. Então, você não pode manter os dois.

Dito isso, a Microsoft está colocando no Windows um novo recurso, que deve estar disponível a partir da atualização de aniversário do Windows 10, anunciada para o dia 2 de agosto, para permitir que o Windows Defender continue realizando análises sob demanda agendadas. Dessa maneira, o antivírus não ficará ativo em tempo real, reduzindo o conflito com outros programas.

Ao colocar esse recurso no Windows, a Microsoft também estará dando alguma garantia que o Defender não conflitará com o antivírus já instalado, que é um risco real. Alguns antivírus não funcionam bem junto de outros. Já até ocorreram casos em que um antivírus acaba por detectar os arquivos de outro como vírus, removendo-os do computador e assim danificando o outro programa.

É por essas razões que, por regra, o uso de dois antivírus não é recomendado. Caso você queira manter a análise periódica do Windows Defender, aguarde o lançamento da atualização de aniversário do Windows 10. Caso a Microsoft cumpra o prometido, será possível manter os dois programas.

Quanto ao desempenho, o Kaspersky, assim como a maioria dos antivírus do mercado, consegue sim detectar mais pragas que o Windows Defender. Porém, o foco do Defender é diferente do Kaspersky. O foco do Defender está em baixo uso de recursos para funcionar em qualquer tipo de computador e em incompatibilidade mínima com outros programas. Muitos antivírus comerciais optam por uma agressividade um pouco maior, muitas vezes gerando "falsos positivos" (alarmes falsos), mas, também por isso, detectando mais pragas.

Consulte os resultados do laboratório AV-Comparatives (confira aqui) para mais informações sobre o desempenho dos vários produtos antivírus do mercado.

>>> Geradores de senha
Bom dia, gostaria de saber se os números criados pelo iToken do Itaú podem ser clonados ou gerados por hackers. Peço que comente sobre este sistema.
Obrigado,
Paulo Henrique

Paulo, qualquer gerador de senha única, de qualquer instituição, funciona mais ou menos da mesma forma: ele possui uma semente e é a partir dela que são geradas as senhas. Essa semente precisa ser protegida. Por isso, é bastante improvável que um criminoso conseguiria burlar um gerador de senha sem acesso ao banco e, nesse caso, é bem provável que ele já poderia interferir no sistema bancário sem usar a sua senha particular.

É claro que meios alternativos de ataque podem existir, mas isso depende de casos e falhas específicas dos sistemas aplicados por cada instituição. De todo modo, esses sistemas de geração de senha em geral não têm grande complexidade técnica, o que significa que erros e fragilidades são bastante raros. É claro que há casos registrados de problemas: a RSA, fabricante do token SecurID, sofreu uma invasão que obrigou algumas empresas que usavam o sistema a trocar os dispositivos. Mas isso aconteceu em 2011 (saiba mais).

Dito isso, criminosos costumam burlar esse tipo de mecanismo de segurança com ataques em tempo real. Ou seja, eles utilizam a senha que você gera no exato momento em que você a coloca em uma página falsa ou a utiliza em um computador infectado. Ainda assim, este é um ataque difícil de ser realizado, do ponto de vista dos criminosos, e por isso a geração de senhas únicas é um excelente recurso de segurança.

Como já dito anteriormente nesta coluna, tente acessar sua conta bancária pelo celular sempre que possível. Na maioria dos casos, é um meio de acesso mais seguro que o computador.

Por Altieres Rohr - G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.