NOTÍCIA ANTERIOR
Gravador de vídeo digital já dribla comerciais no Reino Unido
PRÓXIMA NOTÍCIA
Internet da Vivax falha ao menos uma vez na semana
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/09/2007 | Tecnologia
Doença em jogo virtual pode ajudar o mundo científico
Uma doença virtual que se propagou acidentalmente num jogo em rede muito popular pode ajudar os pesquisadores a predizerem o impacto de epidemias de verdade, afirma um estudo publicado nos Estados Unidos.

Jogos de computador, como o World of Warcraft poderiam se tornar espaços de testes na luta contra a gripe aviária, a malária ou vírus mortais, explica Nina Fefferman, da Universidade de Rutgers, de Nova Jersey.

A pesquisadora revelou que discussões estão em curso com o Blizzard, empresa que desenvolve o jogo, a fim de ver como as futuras versões poderiam ajudar o mundo científico.

Tudo começou no final de 2005, quando os engenheiros da Blizzard introduziram em seu jogo uma doença altamente contagiosa, chamada de Corrupted Blood, numa nova zona de seu universo virtual.

No início, a doença nova funcionou como o previsto: as personagens mais fortes sofriam os efeitos de uma simples gripe, enquanto que os mais fracos morriam.

Já que os jogadores contaminados circulavam por outras zonas do World of Warcraft, como cidades densamente povoadas, os avatares sem defesa também foram infectados, algo que não havia sido previsto pelos programadores. Os engenheiros, então, tentaram impor, sem sucesso, períodos de quarentena as personagens contaminadas.

Para pôr fim a esta epidemia, eles não tiveram outra escolha e precisaram reinicializar os servidores do jogo. “Esta foi a primeira vez que um vírus virtual infectou um humano virtual”, disse Nina.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.