NOTÍCIA ANTERIOR
Stilo sente a idade; GT-X renasce
PRÓXIMA NOTÍCIA
Panamera chegará em setembro
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/05/2009 | Veículos
DNA francês domina
Comparativo envolvendo hatches médios é sempre briga de cachorro grande. Se não bastasse a variedade de modelos dentro deste segmento, o equilíbrio em termos de preço, itens de série, desempenho, dimensões e conforto é cruel com qualquer um que se meta a confrontá-los.

Neste embate, colocamos na rinha quatro adversários de peso e representatividade no mercado. Todos em suas versões topo de linha. São eles: Citroën C4 Hatch Exclusive; Peugeot 307 Feline; Fiat Stilo Sporting Dualogic e Chevrolet Vectra GT-X Remix. Todos automáticos, com exceção do Stilo, que oferece transmissão automatizada.

E o pódio deste comparativo acabou dominado pelos representantes das marcas de origem francesa, com C4 no degrau mais alto, seguido pelo 307. Ligeiramente modificado, o GT-X ganhou fôlego e fechou na terceira posição, muito próximo do leãozinho. Por fim, o Stilo segurou a lanterna por possuir câmbio e design bastante defasados.

Porém, tendo o preço mais em conta, ele ainda tem armas para brigar no mercado.

Vencedor - O C4 Hatch levou a melhor por vários motivos, revelando uma superioridade convicta. A começar pelo visual, mais atual e moderno que os demais. As linhas arredondadas chamam a atenção e agradam.

O desempenho proporcionado pelo interessante bloco 2.0 16V flexível, o câmbio automático de quatro velocidades (opção de trocas manuais pela alavanca) e a suspensão rígida salientam o prazer ao dirigir.

Mas é no requinte que o Citroën salta aos olhos. Na versão topo de linha Exclusive não faltam mimos. São seis air bags, ar-condicionado digital de duas zonas, direção eletro-hidráulica, bancos revestidos de couro e sensor de estacionamento. Tudo de série!

Sua criptonita está no espaço interno para os ocupantes do banco traseiro. O preço de R$ 68,8 mil é outro ponto vulnerável do carro que na propaganda transforma-se em robô.

Surpresa - Após o soar do gongo e os hatches partirem para a luta franca, o Peugeot 307 revelou suas armas. Apesar de estar presente nas ruas há um tempo e ter passado por uma reestilização em 2007, o design ainda agrada, exalando um ar de discrição e certo requinte.

Mesmo tendo o menor comprimento entre os quatro, tem entre-eixos idêntico ao do C4 e ao do Vectra, além de contar com a maior largura, oferecendo mais espaço. O porta-malas é o maior. O preço, porém, é só R$ 300 inferior ao do C4.

Com lista de equipamentos de série atraente, o 307 peca pela falta de um sensor de estacionamento. Destaques para direção hidráulica, ar-condicionado de duas zonas e teto solar de série.

Motor e câmbio são iguais aos do C4. Porém, por ajustes de suspensão e diferença de peso, o 307 tem um rodar mais firme e agradável.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2021 - Desde 2003 à 6797 dias no ar.