NOTÍCIA ANTERIOR
Moradores de bairro afastado de Mauá cobram manutenção viária
PRÓXIMA NOTÍCIA
Câmara de Mauá realiza eleição das Comissões e vota dez projetos
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/02/2017 | Cidade
Disputas em comissões pautam sessões nas Câmaras
Disputas em comissões pautam sessões nas Câmaras Foto: Marina Brandão/DGABC
Foto: Marina Brandão/DGABC
As disputas internas pelos comandos das comissões internas das Câmaras de São Caetano e Mauá vão pautar a volta dos trabalhos legislativos, hoje, nas duas Casas. Enquanto o governo do prefeito Atila Jacomussi (PSB) caminha para emplacar tranquilamente aliados nos grupos, a gestão José Auricchio Júnior (PSDB) rivaliza voto a voto com o G-10 (grupo de parlamentares oposicionistas) para vencer a disputa.

No Legislativo de Mauá, o acordo em torno dos comandos das comissões de Justiça e Redação e de Finanças e Orçamento foi amarrado ainda na vitória ao vereador Admir Jacomussi (PRP), pai de Atila, à presidência do Legislativo.

O Diário apurou que as negociações conduzidas pelo governo Atila caminham para a indicação dos vereadores Bodinho (PRP), Jotão (PSDB) e Fernando Rubinelli (PDT) para a comissão de Justiça e Redação. Já para a área que analisa as viabilidades financeira e orçamentária dos projetos tende a ficar com Samuel Enfermeiro (PSB), Helenildo Alves da Silva, o Tchacabum (PRP), e Cincinato Freire (PDT). A oposição não reivindicou espaço porque se sente contemplada com a indicação de Adelton Cachorrão (PTdoB) na mesa diretora do Legislativo. Professor Betinho (PSDC) deve ser o líder do governo na Casa.

Já na Câmara de São Caetano, os governistas batem cabeça para abocanhar maioria nas duas principais comissões. A disputa interna, porém, segue acirrada e há possibilidade de empate, já que, a princípio, o presidente da Casa e integrante do G-10, Pio Mielo (PMDB), não participa da votação. Assim, governistas e oposicionistas se igualam com nove votos – são 19 vereadores ao todo.

Pio garante que tem respaldo do regimento interno para desempatar a eleição, se necessário. “Estou trabalhando para garantir consenso, de modo a procurar contemplar todos os grupos em todas as comissões”, destacou Pio, que levou a presidência da Casa justamente por conta da união dos dez parlamentares que integraram o arco de alianças do ex-prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) e do ex-prefeiturável Fabio Palacio (PR).

Ventila-se que o governista Marcos Fontes (PSDB) renunciaria à terceira secretaria da mesa para desfalcar ainda mais o G-10, que possui quatro integrantes no comando da Casa e que, por isso, não poderão integrar as comissões.

Por Junior Carvalho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.