NOTÍCIA ANTERIOR
Brabus lança versão preparada do Mercedes C 200 por R$ 189 mil
PRÓXIMA NOTÍCIA
Honda fará recall do Fit nos EUA para melhorar nota em segurança
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/08/2014 | Veículos
Disparam vendas de utilitário que papa usou na visita à Coreia do Sul
Crescimento local do Soul foi de 62,5% entre 11 e 20 de agosto, afirma Kia.

Companhia espera que 'efeito Francisco' eleve pedidos também no exterior.


As vendas do carro Kia Soul dispararam depois de ser utilizado pelo Papa Francisco durante sua recente visita à Coreia do Sul e a imagem desse a volta ao mundo, revelou nesta quinta-feira (21) a marca sul-coreana.

O número de pedidos locais da segunda geração do utilitário subiu até uma média de 32,5 unidades diárias entre 11 e 20 de agosto, 62,5% a mais comparado com o mês anterior.

O papa chegou a Seul na última quinta-feita (14), quando utilizou o carro pela primeira vez, e ficou no país até esta segunda-feira (18), quando os pedidos do Kia Soul alcançaram um pico de 52 unidades diárias.

Os diretores da marca sul-coreana reconheceram que a vendas mensais deste modelo eram bastante "insignificantes" e que a mudança de tendência "tem muito a ver com a visita do papa", segundo comentários divulgados pela agência de notícias Yonhap.

Agora a companhia espera que a demanda deste modelo também cresça no exterior devido ao "efeito Francisco". Foram vendidas 139.048 unidades entre janeiro e julho deste ano.

A escolha do papa de um Kia Soul de cor azul e com motor 1.6 surpreendeu muito na Coreia do Sul, onde se esperava que o pontífice utilizasse um veículo de alto luxo em suas andanças pelo país.

Quando veio ao Brasil, em julho de 2013, o Francisco também utilizou um veículo considerado "simples", um Fiat Idea.

A organização da visita papal revelou que Francisco insistiu que queria "o menor" dos carros fabricados na Coreia do Sul e rejeitou outros veículos maiores que poderiam ser mais facilmente blindados.

A imagem de Francisco cumprimentando os fieis pela janela do utilitário deu a volta ao mundo e a imprensa internacional destacou que a escolha modesta do pontífice contrastava com o estilo ostentoso que está se impondo ultimamente na Coreia do Sul, e ironicamente criticada no vídeoclipe "Gangnam Style", de Psy.

No Brasil
A Kia comercializa no Brasil a primeira geração do Soul em duas versões, com preços a partir de R$ 67,9 mil. A segunda geração, a mesma do veículo utilizado pelo papa, será lançada em setembro, e exibida no mês seguinte no Salão do Automóvel, em São Paulo.

Como importa seus veículos da Coreia, a Kia é uma das montadoras mais afetadas pelo aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para quem não produz no Brasil, instaurado em 2012.

Por G1 - Efe
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.