NOTÍCIA ANTERIOR
Eleitor terá que levar documento de identificação com foto para votar
PRÓXIMA NOTÍCIA
Dilma não detalha ações para mulheres
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/07/2010 | Política
Dilma sai na frente de Serra no ABCD
Na disputa pelo apoio das prefeituras do ABCD, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, saiu na frente. Além de ter ao seu lado as administrações do PT na Região (Luiz Marinho em São Bernardo, Mário Reali em Diadema e Oswaldo Dias em Mauá), Dilma ainda aguarda a adesão do prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), ao leque de prefeitos apoiadores. Enquanto a petista amplia sua base, a candidatura tucana de José Serra (PSDB) mingua: apenas Adler Kiko Teixeira (PSDB), prefeito de Rio Grande da Serra, e José Auricchio Jr. (PTB), que administra São Caetano, garantem apoio ao tucano.

Já o que deveria ser óbvio, não é. Clóvis Volpi (PV) está dividido sobre seu apoio. Por obrigação da legenda, diz que fará campanha para a candidata Marina Silva (PV), mas, extra-oficialmente, também apoiará Serra. (Confira reportagem abaixo)

Dilma ainda tem outra vantagem: os prefeitos que a apoiam comandam os maiores colégios eleitorais do ABCD. Dos quase dois milhões de eleitores da Região (dados do TRE – SP), São Bernardo, Mauá e Diadema possuem mais da metade dos eleitores - exatamente 1,1 milhão. Se Aidan definir seu apoio a Dilma, a petista poderá ter ao seu lado as Administrações das cidades que comandam mais de 75% do eleitorado. Os prefeitos de Rio Grande da Serra e São Caetano, que apóiam Serra, administram os municípios que contam com apenas 143 mil eleitores.

Em visita ao ABCD na última segunda-feira (05/07), Dilma afirmou que os votos da Região são muito importantes. “Foi aqui no ABCD que tudo teve início. Graças à efervescência política e social da Região que surgiu o PT, o Lula e toda a transformação do Brasil”, afirmou Dilma.

Santo André - O grande trunfo da visita da petista foi a aproximação com o prefeito Aidan. Ambos tinham reunião agendada, mas devido à boataria de que o petebista apoiaria Serra, o encontro foi cancelado. No entanto, os boatos não mudaram a intenção de Dilma e Aidan: o prefeito realizará uma reunião, ainda sem data, com a executiva estadual e federal do PTB para apresentar sua decisão sobre as eleições presidenciais.

“A ex-ministra Dilma sempre deu atenção aos nossos pedidos em Brasília, demonstrando disposição e atenção na esfera federal. Queremos recebê-la assim que a agenda dela permitir nova data, reforçando a parceria com Santo André”, afirmou Aidan em nota oficial.

Em entrevista ao ABCD MAIOR, o homem forte de Aidan, Nilson Bonome, secretário de Gabinete e de Finanças, afirmou que apoia Dilma.

Agenda - Antes de Dilma, Aidan deverá se reunir com a candidata ao Senado pelo PT, Marta Suplicy, na quarta-feira (14/07). A agenda de Marta prevê uma palestra no Tênis Clube, denominada Chá com Marta Suplicy, às 17h, promovida pela Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André).

Volpi dá apoio discreto a Marina
Com dificuldade de inserção no colégio eleitoral do ABCD, o presidenciável José Serra (PSDB) deve contar com o apoio velado do prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV). Embora o verde tenha declarado adesão formal à candidatura de Marina Silva (PV), por “questões partidárias”, sua participação camuflada na campanha tucana é dada como certa por pessoas ligadas ao seu grupo político.

De acordo com o ex-secretário de Governo, José Valentim Seraphim, o prefeito deve se dividir entre os dois palanques. “O Volpi não é da coordenação de campanha da Marina, mas por questões partidárias ele deve apoiá-la na cidade. Agora, extra-partidariamente, ele (Volpi) deve ajudar a campanha do Serra, porque são amigos”, disse Seraphim, que embora afastado do governo, é tido como braço direito do prefeito. A relação de Clóvis Volpi com os tucanos teve início quando ele elegeu-se vereador e deputado (estadual e federal) pelo PSDB entre os anos de 1983 e 2002.

No início de abril, a candidata Marina Silva esteve no município para uma atividade política, e Volpi declarou apoio formal à candidatura da verde. “Não sei se conseguiremos atrair muitos votos, mas essa será uma batalha de propósitos”, disse ele na ocasião. Nos bastidores, há quem diga que Volpi deve se empenhar na campanha pró-Serra em caso de uma disputa em segundo turno entre tucanos e a candidata governista Dilma Rousseff (PT).

A reportagem tentou falar com o prefeito em seu celular, mas Volpi não retornou aos pedidos de entrevista. A assessoria informou que o prefeito está de férias na Bahia e retorna ao município nesta segunda-feira (12/07). (Rodrigo Bruder)

Por Julio Gardesani - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.