NOTÍCIA ANTERIOR
Dilma diz que Obama vai explicar espionagem até quarta-feira
PRÓXIMA NOTÍCIA
Dilma lidera pesquisa eleitoral e venceria no 1º turno em 2014
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/09/2013 | Política
Dilma lidera pesquisa eleitoral e venceria no 1º turno em 2014
Dilma lidera pesquisa eleitoral e venceria no 1º turno em 2014 Presidente Dilma teria 38% dos votos. Foto: Amanda Perobelli
Presidente Dilma teria 38% dos votos. Foto: Amanda Perobelli
Presidente tem no mínimo o dobro de votos de Marina Silva em qualquer cenário; Aécio Neves cai e fica em terceiro

A presidente Dilma Rousseff (PT) lidera com folga todas as simulações feitas pelo Vox Populi para as eleições de 2014, divulgadas nesta sexta-feira (06/09) pela revista Carta Capital. No cenário que se mostra como mais provável atualmente, a petista tem 38% das intenções de voto, o dobro de Marina Silva (Rede), com 19%, seguida pelo senador Aécio Neves (PSDB), que chega a 13%, e pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 4%. Neste quadro, votos brancos e nulos chegariam a 15%, e não souberam responder outros 11%. Se computados apenas os votos válidos, Dilma venceria no primeiro turno.

A base de comparação com levantamentos anteriores ficou prejudicada porque foram realizados antes de junho. De acordo com o instituto Vox Populi, a referência mais fiel são as pesquisas do Datafolha e do Ibope promovidas já após a onda de protestos. Em relação a elas, Dilma tem se recuperado, ao passo que os adversários perdem força.

Quando se tira Aécio Neves da disputa, chega-se à conclusão de que o ex-governador de São Paulo, José Serra, ainda é o nome do PSDB que obtém o melhor desempenho inicial. Ele alcança 18%, e fica empatado com Marina Silva no segundo lugar.

Espontânea - Quando se trata da pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, 47% afirmam ainda não saber em quem votar. Dilma tem 17% das intenções, seguida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também do PT, com 12%. Aécio Neves e José Serra alcançam 3% cada, seguidos por Marina Silva, com 2%.

A sondagem mostrou que 5% dos entrevistados consideram o trabalho de Dilma ótimo. Já 30% acham que a presidente faz um bom trabalho, frente a 29% de “regular positivo”, 14% de “regular negativo”, 12% de ruim e 10% de péssimo.

Por região, o Nordeste mantém a melhor avaliação de Dilma, com 45% de aprovação e 40% de avaliação regular. Já no Sudeste é onde Dilma tem o pior resultado, com 27% de aprovação.

Por outro lado, 47% dizem não confiar na petista, nível alcançado também por Aécio Neves; 43% afirmam o mesmo em relação a Eduardo Campos. O nível mais baixo de confiança é o de Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, com 64%, acompanhado pelo vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB) com 58%; José Serra atinge 55% de reprovação

Metodologia - O Vox Populi ouviu 2,2 mil pessoas entre 31 de agosto e 3 de setembro. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais.

Por ABCD Maior - Rede Brasil Atual
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.