NOTÍCIA ANTERIOR
Centros públicos do ABCD oferecem 4.552 vagas de emprego
PRÓXIMA NOTÍCIA
Bancários do ABC definem greve nesta quarta-feira
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/09/2012 | Economia
Dilma lança pacote de redução de energia
Dilma lança pacote de redução de energia
Custo da energia elétrica para indústria dimunui até 28% a partir de 2013

A presidente Dilma Rousseff anunciou na manhã desta terça-feira (11/09) mais um pacote de estímulo ao crescimento econômico do País. O pacote de energia beneficia empresas com redução da tarifa de até 28% e para a população no geral com a diminuição de até 16%. A expectativa é que o Brasil se torne mais competitivo com a implantação desta medida em 2013.

“O Brasil está em um novo momento deste modelo de crescimento e isso exige redução de custos, não só investimentos em infraestrutura para garantir o desenvolvimento. A redução do custo da energia para o consumidor causa impacto em todos os setores. Neste momento o mundo sofre com uma crise econômica, é importante o Brasil ser mais competitivo. E o custo da energia menor é um dos fatores que pode contribuir para isso”, disse a presidente.

A partir de 2013, o percentual para o consumidor residencial será de 16,2% . Para as indústrias, a redução será de 19,7% a 28%. Um dos fatores que permitirão a redução do preço será o fim da cobrança de alguns encargos adicionais. Esses encargos eram uma taxa a mais que o consumidor pagava, mas que não se referia ao seu gasto de energia e sim para financiar o sistema. Foram eliminadas a CCC (Conta de Consumo de Combustíveis) e a RGR (Reserva Global de Reversão ). Já a CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) continuará sendo cobrada, mas ficará reduzida a 25% do valor atual. “A sociedade pagou por anos e é justo que ela seja beneficiada e tenha este redução” afirmou Dilma.

A presidente explicou que o custo da energia menor influenciará diretamente na competitividade do País. “Na medida em que o custo da produção ficará menor, o empresário terá mais recursos e poderá investir na empresa, aumentar o quadro de funcionários, e ter um produto mais barato se tornando mais competitivo. Já a população no geral terá um custo menor com a energia e poderá ampliar o poder de compra de produtos e serviços, assim girando melhor a economia do País", afirmou.

Concessões
A renovação das concessões terá como contrapartida a redução da tarifa de energia para os consumidores. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão as concessionárias da área de energia somam 22.341 megawatts, cerca de 22% do parque gerador de energia do país, além de 85 mil quilômetros de linhas de transmissão. As prorrogações dessas concessões poderão ser feitas pelo prazo máximo de 30 anos. Os contratos de concessão que não forem renovados, por opção dos concessionários, serão licitados novamente.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.