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DATA DA PUBLICAÇÃO 14/08/2013 | Economia
Dilma estuda aumentar preço do diesel e gasolina
Dilma estuda aumentar preço do diesel e gasolina Imagem Ilustrativa. Foto: blogs.estadao.com.br
Imagem Ilustrativa. Foto: blogs.estadao.com.br
O governo estuda a possibilidade de conceder, a pedido da Petrobras, reajuste no preço da gasolina e do diesel. A informação foi dada ontem pelo ministro das Minas e Energia, Edson Lobão. O percentual de aumento requerido pela estatal ainda não foi divulgado.

No início do ano os dois combustíveis sofreram incremento – de 6,6% na gasolina e de 10,5% no diesel –, mas especialistas estimam que a defasagem entre o valor praticado no País e no mercado internacional supere 15%.

Nos últimos anos, o governo vem segurando com rédeas curtas a alta nos preços temendo impacto na inflação, que, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no acumulado dos 12 meses encerrados em julho está em 6,27%. A meta é 4,5% e, o teto, 6,5%.

Entretanto, conforme afirma o professor da Eaesp (Escola de Administração de Empresas de São Paulo) da FGV (Fundação Getulio Vargas) Evaldo Alves, certamente haverá forte impacto na inflação se houver reajuste. “Considerando o aumento no preço dos combustíveis e o reflexo da medida no restante da cadeira, o que inclui o custo dos transportes e de produtos que consomem de alguma forma gasolina ou diesel, a inflação pode ser elevada em um ponto percentual”, avalia. “O governo vem atrasando esse impacto na economia, porém, se conceder a correção, o consumidor vai sofrer a curto prazo, com o preço na bomba, e a médio prazo, com a inflação.”

Para a Petrobras, por outro lado, Alves acredita que será possível recompor seu caixa e ampliar investimentos podendo, assim, reduzir a importação de petróleo.

Outra consequência do possível incremento no valor dos combustíveis é a migração na bomba da gasolina para o álcool. “Hoje, os postos vendem mais gasolina do que etanol. No Grande ABC, para se ter ideia, cerca de 60% dos motoristas abastecem com gasolina. Com o aumento dos preços e da procura pelo etanol, deve ser feita uma pergunta: será que as usinas possuem estoque para dar conta da demanda?”, questiona o presidente do Regran (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Grande ABC), Wagner de Souza. “Hoje, a cada 4.000 litros de gasolina comercializados, vendem-se 1.600 de etanol.”

Alves complementa que, se a oferta de álcool não for suficiente, inevitavelmente seu preço também vai subir.

Hoje, o etanol é mais vantajoso na região. Os postos praticam valores médios de R$ 1,79 por litro de etanol e R$ 2,69 por litro de gasolina. Considerando que se o álcool custar até 70% do combustível fóssil, ele é mais econômico, neste caso, se for até R$ 1,88 vale a pena.

TRANSPORTE PÚBLICO - Outra questão referente aos combustíveis que vem sendo discutida é a municipalização da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), tributo federal incidente na venda de combustíveis. Quase 30% do que é arrecadado é repartido entre os Estados e depois entre as cidades.

A FGV está desenvolvendo estudo para mostrar que o valor recolhido pelo imposto, se for direto aos cofres municipais, pode gerar desconto diretamente na tarifa do transporte público. E, de quebra, reduzir a inflação. A divulgação da pesquisa, com detalhes, deve ocorrer em breve.

Por Soraia Abreu Pedrozo - Diário Online
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