NOTÍCIA ANTERIOR
Discussão sobre greve da GCM fica para depois do Carnaval
PRÓXIMA NOTÍCIA
Políticos festejam Carnaval de olho nas eleições
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/02/2012 | Política
Dilma afirma que vai ''aprofundar'' medidas para estimular exportação
Presidente participou da abertura da Festa Nacional da Uva, no RS.

Ela mencionou entre as medidas 'crédito em condições mais adequadas'.

A presidente da República, Dilma Rousseff, afirmou na tarde desta quinta-feira (16), em Caxias do Sul (RS), que o governo vai aprofundar neste ano medidas tributárias para estimular a produção e a exportação de produtos brasileiros.

"Vocês podem ter certeza que neste ano vamos aprofundar medidas tributárias de estimulo à produção e à exportação. Crédito em condições mais adequadas, estímulo à inovação e à formação de mão-de-obra e a adoção de medidas de defesa comerciais", disse, ao participar da cerimônia de abertura da Festa Nacional da Uva, em Caxias, na região serrana do Rio Grande do Sul.

A presidente afirmou que está confiante de que o Brasil será um dos "poucos" países que não será abalado pela crise econômica mundial.

"Nós temos certeza que o Brasil será um dos poucos países, neste cenário internacional, a ter uma taxa de crescimento significativa. A nossa meta é crescer 4,5% ao ano. E para isso vamos buscar uma combinação de investimento público e privado", declarou.

Dilma afirmou que um dos seus principais objetivos é fazer com que o Brasil siga crescendo economicamente. "Para isso, vamos mobilizar todos os instrumentos à nossa disposição."

Em seu discurso, a presidente lembrou as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes italianos que colonizaram a região serrana do Rio Grande do Sul e afirmou que o governo federal é parceiro dos produtores de uvas da região.

"Aqui, as chuvas costumam ser excessivas no período que antecede a colheita, período muito importante para a maturação das uvas. Por esta razão, os viticultores são verdadeiros heróis, obstinados. Enfrentam os percalços da natureza e extraem da terra o que ela tem de melhor. Investem num trabalho árduo, mas com tecnologia. Eu quero aqui, neste dia reafirmar o compromisso do governo federal com os viticultores da serra gaúcha. Vocês têm, podem ter certeza, uma parceria, uma presidenta da produção agrícola, industrial da região", declarou.

Ao lembrar que Caxias do Sul é um dos principais polos metais-mecânicos do país, a presidente afirmou que o governo combaterá práticas comerciais chamadas por ela de "predatórias".

"Não iremos ficar inertes diante da necessidade, não só de investir mais, de buscar mais, mas no sentido de combater todas as práticas comerciais predatórias. Podem ter certeza que o governo brasileiro se encarregará de tomar todas as providências que estão previstas pela Organização Mundial do Comércio no que diz respeito a práticas comerciais danosas", declarou.

Por Iara Lemos e Felipe Truda - G1, em Brasília e em Caxias do Sul
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.