NOTÍCIA ANTERIOR
Promoção ''Crie Sua Moto'' dará CB 300 personalizada
PRÓXIMA NOTÍCIA
Carrões esquentam a festa
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/09/2009 | Veículos
Diferentes? Nem tanto...
À primeira vista, eles parecem não ter muito em comum. Afinal, o VW é o segundo colocado no segmento de sedãs compactos de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), com 10.830 unidades emplacadas de janeiro a agosto, e o Nissan é um monovolume, cujas vendas iniciadas no fim de março totalizaram até o mês passado 2.376 veículos.

Mas as semelhanças não são poucas, e começam pelo item que mais pesa na hora da compra: o preço. Enquanto o três-volumes da montadora de origem alemã tem preço de R$ 53.815, o Livina custa R$ 56.890, diferença de apenas R$ 3.075.

Ambos são voltados para famílias, têm espaço considerável para ocupantes e bagagem, oferecem bom desempenho, dirigibilidade, estabilidade e nível de equipamentos.

Enquanto o Polo Sedan - avaliado na versão Comfortline com motor 1.6 8V -, é equipado com a nova transmissão automatizada de cinco velocidades, o Livina - na versão SL 1.8 16V - conta com câmbio automático de quatro velocidades.

Embora visto de fora o Livina pareça maior que o Polo, o VW tem um centímetro a mais em comprimento. No entanto, em largura, altura e distância entre eixos, o modelo da Nissan leva vantagem. Internamente, os 14 centímetros a mais entre os eixos dianteiro e traseiro favorecem (e muito!) o conforto dos passageiros, oferecendo mais espaço para as pernas dos que vão atrás.

No porta-malas, o Livina continua tendo pontos a seu favor, embora a diferença seja pequena, de apenas 17 litros. O banco traseiro bipartido com opção de rebatimento do encosto também ajuda a levar mais bagagem.

O Polo é daqueles modelos bem acertados, com boa ergonomia, prazerosos de dirigir. Seu motor entrega boas saídas e retomadas e o câmbio automatizado ajuda a oferecer conforto, funcionando bem principalmente quando o motorista opta pelas trocas nas borboletas atrás do volante, o que dá mais agilidade ao modelo.

Na posição drive, entretanto, as respostas ficam mais lentas e é possível sentir os solavancos das trocas de marcha.

O motor do Livina, com 22 cv e 1,9 mkgf a mais, associado ao câmbio automático, garante melhor desempenho.

Na ponta do lápis, o monovolume da montadora de origem japonesa entrega melhor custo-benefício, principalmente se levarmos em conta que, além de oferecer mais espaço e desempenho, já sai de fábrica com dois itens de segurança muito importantes - air bag duplo e freios ABS -, que são opcionais no concorrente.

Se equiparmos o Volkswagen com um módulo que inclui esses dois equipamentos, o valor adicional será de R$ 2.790, elevando seu preço para R$ 56.605, diferença de apenas R$ 285 em relação ao Nissan.

Também agrada mais no Nissan a direção elétrica, mais leve na hora de manobrar diante da hidráulica do Volkswagen. No entanto, falta computador de bordo.

Ambos contam com ar-condicionado - sendo que o do Polo é digital -, CD player com MP3, rodas de liga leve de 15", faróis de neblina e comandos elétricos para vidros, travas e retrovisores.

Por Sueli Osório - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.