NOTÍCIA ANTERIOR
TCE aprova renovação de contrato em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Câmara de Mauá pode abrir concurso público
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/01/2010 | Cidade
Dias quer terreno da Philips para abrigar UFABC
Com a negociação para ser a terceira cidade da região a receber um campus da UFABC (Universidade Federal do ABC) bem encaminhada, Mauá agora debate junto ao governo federal o novo local para a instalação da unidade de ensino. O prefeito Oswaldo Dias vai se reunir com membros do Ministério da Educação, em Brasília, nesta quinta-feira (28), com uma nova proposta em mãos sobre o terreno: a área hoje ocupada pela Philips, no Bairro Capuava.

Segundo apurou a reportagem do Estação Notícia, o local foi considerado ideal pelo prefeito e por técnicos da Secretaria de Educação por já ter boa parte da estrutura montada para a implementação da UFABC. Além disso, o espaço tem fácil acesso, pois fica localizado próximo à estação Capuava da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos).

O assunto é tratado com muito sigilo pelo alto escalão do governo Dias, já que a intenção é evitar a especulação imobiliária. Tanto que o secretário de Trabalho e Renda e Desenvolvimento Econômico do Paço, Edílson de Paula, desconversou sobre o terreno da Philips. “Por enquanto não tem nada definido. O prefeito vai para Brasília tentar confirmar a vinda da UFABC para Mauá”, declarou o titular da pasta, embora o ministro da Educação, Fernando Haddad, já ter ratificado a instalação de um campus na cidade.

Esta será a terceira proposta de área feita pela prefeitura à União. A primeira foi o espaço de domínio do INSS, próximo ao estádio municipal Pedro Benedetti, porém a área foi utilizada para a construção do trecho Sul do Rodoanel. Dias chegou a reclamar publicamente da interferência do governo do Estado nesta questão, já que tinha acordado com Haddad o levantamento do prédio da UFABC no local. Depois disso, o chefe do Executivo mauaense apresentou um terreno atrás do shopping, no entanto, técnicos do Ministério da Educação vetaram o espaço por ser pequeno para a construção da unidade.

Dias também tentará convencer o governo federal a disponibilizar cursos envolvidos ao trabalho com petróleo. Mauá quer aproveitar sua localização para atrair investidores ao Polo Petroquímico para extração do petróleo da camada pré-sal e a oferta de aulas nesse setor seria para suprir a demanda de mão-de-obra qualificada.

Outras unidades – Funcionando provisoriamente apenas em Santo André, a UFABC já tem locais definidos em São Bernardo e também em Santo André. Até o primeiro semestre deste ano, a universidade será instalada em no Colégio Salete, no centro de São Bernardo, enquanto as obras no Bairro Anchieta não forem concluídas.

Em Santo André, a estrutura do centro universitário, que está em fase de finalização na Avenida dos Estados, deverá ser entregue em março. A previsão inicial de inauguração do campus andreense era setembro de 2009, mas, por conta da crise econômica mundial, o cronograma sofreu um atraso.

Por Raphael Rocha - Estação Notícia
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.