NOTÍCIA ANTERIOR
Escolas privadas de nível médio deixam de atrair alunos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Parte das escolas ignora lei do hino
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/03/2010 | Cidade
Dias quer privatizar zona azul de Mauá
Em um dia sem muitas emoções na sessão da Câmara Municipal de Mauá, o assunto que rodeou os vereadores foi um projeto de lei encaminhado pela administração do prefeito Oswaldo Dias (PT) para a privatização do sistema de zona azul na cidade. Atualmente, cobrança e metodologia são feitas pela prefeitura, mas o governo defende que o serviço terá um salto de qualidade se repassado a uma empresa terceirizada.

A matéria ainda não entrou na ordem do dia dos parlamentares, e pegou muitos vereadores de surpresa. Até mesmo o secretário de Governo e todo-poderoso do Paço mauanese, José Luiz Cassimiro (PT), mostrou conhecer pouco do texto. “Sei que é sobre um convênio para a zona azul”, declarou o petista. A oposição também pediu tempo para analisar o artigo. “Ainda não li o projeto inteiro. Não tem como falar”, defendeu-se Manoel Lopes (DEM).

O governista Paulo Suares (PT) tentou resumir a intenção do prefeito. “Muitos países europeus estão à frente economicamente porque já adotavam as PPPs (Parceria Público-Privada). Não tem como a prefeitura contratar um monte de gente para fiscalizar a zona azul, cobrar e ainda emitir o bilhete. Além disso, as empresas disponibilizam de sistemas modernos, que facilitarão a vida da população”. Atualmente, o valor da taxa de estacionamento em vias públicas é de R$ 1,50 para uma hora e R$ 2,50 para duas horas.

Contradição - O discurso defensor da privatização da zona azul parece ser contrário ao adotado por petistas durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB, 1995-2002). Em sua gestão, FHC optou por vender serviços públicos ao terceiro setor, principalmente para empresas estrangeiras. Nesse pacote se incluiu a mineradora Vale do Rio Doce e o sistema de telefonia da Telebrás. À época, o tucano usou o mesmo argumento utilizado pelos governistas mauaenses: a parceria traria avanços tecnológicos aos setores.

Por Raphael Rocha - Estação Notícia
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.