NOTÍCIA ANTERIOR
Mudança em nomenclatura de escola volta à discussão
PRÓXIMA NOTÍCIA
Dança e Samba encerram o Quartas de Junho
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/06/2010 | Cidade
Dias encaminha projeto de urgência para Câmara de Mauá
Os vereadores de Mauá terão de esperar até esta quarta-feira (30/06) para entrar em recesso parlamentar. Isso porque o prefeito da cidade, Oswaldo Dias (PT), encaminhou ao Legislativo, em regime de urgência, nesta terça-feira (29/06) um projeto de lei que prevê a alienação de bens móveis da Prefeitura.

A matéria, que foi aprovada em primeira discussão na sessão desta terça, terá que passar novamente pelo crivo dos vereadores antes de voltar ao Executivo para ser sancionada pelo prefeito. Porém, o projeto não passou despercebido pela bancada de oposição da Casa.

“Este projeto é um cheque em branco que damos para o prefeito para que ele possa se desfazer de tudo o que quiser do patrimônio da Prefeitura. Assim, não será mais necessário ter de passar pela Câmara. Eles (Executivo) poderão vender desde uma cadeira até um carro que considerarem inúteis”, criticou o vereador Manoel Lopes (DEM).

O líder do governo na Casa, Rômulo Fernandes (PT), discordou dos apontamentos feitos pelo democrata e disse que as colocações são exageros do vereador. “É proposto aqui colocar-se em leilão os objetos que estão em desuso da Prefeitura, como mesas e máquinas velhas. A própria lei federal prevê isso. Há uma comissão que avaliará cada peça que será alienada, mas ainda sim, todo procedimento é público e de acesso de todos”.

Os vereadores de Mauá voltam a se reunir às 18h30 desta quarta-feira (30/06) para votar em definitivo o projeto do Executivo.

Briga política – Outra matéria que levantou discussões na sessão desta terça-feira (29/06) foi a que altera o nome de uma escola municipal. O projeto já havia gerado polêmica entre os parlamentares quando passou à apreciação do Legislativo pela primeira vez, e recebeu cinco votos contrários.

A matéria propõe que ocorra uma reforma na Escola Municipal Clotilde Álvares Doratiotto, localizada no bairro Feital, para que se torne um CRAS (Centro de Referencia e Assistência Social). Ao lado, será construída uma nova unidade de ensino que receberá o nome de Jeanete Beauchamp. Porém, as criticas da bancada de oposição é que a troca se refere meramente a questões políticas, já que Clotilde era sogra do ex-prefeito de Mauá, Leonel Damo (sem partido) e Jeanete foi secretária de Educação na primeira gestão de Dias (1997-2000).

Os oposicionistas, inclusive, apresentaram três emendas ao projeto, que foram rejeitadas pelos parlamentares. “Nossa proposta era a de que mantivessem o nome da Dona Clotilde no prédio do Feital e que no Centro de Referência dos Professores, que será construído, coloque o nome da Jeanete. Isso mostra que não é demagogia da nossa parte, mas lamento que as emendas não tenham sido aprovadas”, disse Manoel Lopes (DEM).

Porém, alguns dos vereadores voltaram atrás em seus posicionamentos e desta vez decidiram votar favoráveis à matéria. Foram eles: Ivan Gomes, o Batoré (PP) e Roberto Rivelino Ferraz, o Professor Betinho (PSDC).

“Não acho correto que cada administração que entre queira trocar o nome dos edifícios, porque se tornaria motivo de chacota. Mas conversando com membros da Administração entendi que não é esta a proposta do projeto. O nome da escola não será alterado, ela será reformada, mas a Prefeitura manterá a denominação, o prédio ao lado é que homenageará a Jeanete”, justificou Betinho.

Por Fabíola Andrade - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.