NOTÍCIA ANTERIOR
Zynga anuncia ''FarmVille 2'' e rede para conectar jogadores
PRÓXIMA NOTÍCIA
Justiça determina que operadoras não podem vender celular bloqueado
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/06/2012 | Tecnologia
Diadema terá internet sem fio gratuita
Diadema terá internet sem fio gratuita Praça da Moça será um dos pontos com conexão grátis. Foto: Amanda Perobelli
Praça da Moça será um dos pontos com conexão grátis. Foto: Amanda Perobelli
Programa levará serviço para cinco regiões do munícipio a partir deste final de semana

Internautas de Diadema terão acesso a partir deste final de semana a conexão Wi-Fi (sem frio) gratuita em cinco regiões da cidade. O serviço será disponibilizado pelo programa Diadema Conectada aos usuários que tenham aparelhos capazes de captar o sinal, como celulares, smartphones e tablets.

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (28/06), o prefeito Mário Reali enumerou os locais onde será possível utilizar o serviço: praça da Moça (incluindo a Casa da Música, Centro de Memória, Centro de Cultura e Ginásio Ayrton Senna), Centro Cultural Eldorado, Centro Cultura Canhema (Casa do Hip Hop), Centro Cultural Heleny Guaryba e Clube Mané Garrincha.

O acesso também será possível em espaços próximos a esses locais, já que o sinal abrange um raio de 50 metros a partir do ponto de acesso. "A questão central é a democratização da informação e o acesso a internet livre na cidade. Diadema conectada é olhar para o futuro. Não podermos perder essa oportunidade".

Foram investidos R$ 400 mil no programa, que será lançado oficialmente no domingo (01/07) na praça da Moça. Para conseguir utilizar a internet gratuita, o municipe precisará realizar um cadastro com dados como RG, CPF, endereço e e-mail.

"No momento do primeiro acesso, vai aparecer uma página para que o usuário possa fazer o cadastramento. É esse cadastro que vai habilitar a pessoa para utilizar o serviço em qualquer uma das cinco praças digitais", explicou a secretária de Planejamento e coordenadora da área responsável pelo projeto, Fátima Queiroz.

Acesso democrático - Cada usuário poderá utilizar internet por três horas de forma contínua ou fracionada durante o intervalo de 24 horas. A conexão é automaticamente encerrada caso o internauta use todo o tempo ou se transferir mais de 100 megabites de informação, o que acontece mais rapidamente em caso de acesso a sites de video ou download.

"As horas não são cumulativas e decidimos restringir o período para que mais pessoas tenham o direito de usar o serviço", frisou Fátima. O acesso a sites de conteúdo ilegal como páginas de pornografia e racismo será bloqueado. O usuário que persisitir poderá ter o cadastro bloqueado.

Nos próximos meses a Prefeitura deve avaliar o serviço e a adesão nas cinco praças digitais antes de cogitar a expansão do programa. Diadema possui atualmente 31 km de fibra ótica e o objetivo é chegar a 120 km nos próximos três anos. Dados da Anatel de fevereiro deste ano apontam que Diadema conta hoje com 59 mil pontos fixos de acesso a internet.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.