NOTÍCIA ANTERIOR
Ribeirão é exemplo de economia
PRÓXIMA NOTÍCIA
Região combate a soltura de balões durante a Copa
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/06/2014 | Setecidades
Diadema terá castração e microchipagem para cães e gatos
Iniciativa terá procedimento gratuito; proprietários devem se cadastrar para agendar a cirurgia a partir de hoje, segunda-feira

A partir desta segunda-feira (16/6), a Prefeitura inicia o cadastro de pessoas que querem realizar castração e microchipagem em seus animais de estimação. Ao todo, deverão ser realizados 2.200 procedimentos.

Para participar, a pessoa responsável pelo cão ou gato deve apresentar documento com foto, comprovante de residência e de renda ou cartão do Programa Bolsa Família. O horário para cadastro será das 9h às 16h, em quatro escolas municipais. Excepcionalmente em dias de jogos brasileiros na Copa, o cadastro será feito até as 11h. Após o cadastro e avaliação, será agendada a cirurgia.

A idade mínima para se submeter à intervenção é de quatro meses e a máxima de nove anos. Se for filhote, é indicado que esteja com as vacinas de viroses atualizadas. Após o procedimento, o animal deve ficar em observação para que não arranque os pontos, utilizando colar protetor ou roupa cirúrgica.

Durante a castração, também será implantado um chip sob a pele do animal. Nele estarão alguns dados do animal, além de nome, endereço e telefone do proprietário

Para a médica veterinária e coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Carla Cruz, a ação vai auxiliar na diminuição do número de animais abandonados e incentivar a posse responsável. “Com a introdução do chip será possível estimar a população canina e felina do município”, explica.

Dentre as vantagens da castração, estão redução da reprodução indiscriminada e consequente superpopulação de cães e gatos e abate sistemático, prevenção de quase todos os tumores relacionados ao sistema reprodutor, tanto em machos quanto em fêmeas. Nos machos agressivos dominantes, esta tendência pode atenuar ou desaparecer. As fêmeas deixam de ter o cio.

Já a microchipagem irá garantir segurança para o caso do animal estar perdido ou ser roubado, pois o microchip armazena código ligado às informações de contato com o proprietário do animal. Assim é um método infalível nos casos de pessoas desonestas que se apropriam dos animais e não querem devolvê-los. Isso ocorre quando da perda da coleira de identificação, furtos ou roubos.

Os dois procedimentos serão realizados na mesma operação cirúrgica. Não haverá custo para o responsável, ele apenas deverá arcar com as medicações pós-cirúrgicas como antibióticos e analgésicos.

Para campanha, Diadema investirá R$ 220 mil, vindas de emendas parlamentares. A ação é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e Saúde

SERVIÇO:
Dias 16 e 18 de junho de 2014, das 9h às 16h.
Dia 17 de junho de 2014, das 9h às 11h.
EMEB Novo Eldorado. Estrada Pedreira do Alvarenga, 275 – Eldorado.
EMEB Cecília Meireles. Rua Marechal Deodoro, 46 – Vila Dirce.

Dia 23 de junho de 2014, das 9h às 11h.
Dias 24 e 25 de junho de 2014, das 9h às 16h.
EMEB Santo Dias. Rua 26 de abril, 301 – Jardim Canhema.
EMEB José Rodrigues Pinto. Rua Sebastião Fernandes Tourinho, 60 – Vila Nogueira.

Por Renata Nascimento - PMD
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2021 - Desde 2003 à 6774 dias no ar.