NOTÍCIA ANTERIOR
Rua de São Bernardo tem postes de madeira para iluminação pública
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vendas no varejo caíram 2,8% em junho
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/07/2012 | Economia
Diadema inaugura duas oficinas-escolas para confecção e costura
Diadema inaugura duas oficinas-escolas para confecção e costura Máquinas de costura serão usadas no curso de confecção e costura em Diadema. Foto: Divulgação
Máquinas de costura serão usadas no curso de confecção e costura em Diadema. Foto: Divulgação
Escolas oferecem cursos gratuitos para a população

A Prefeitura de Diadema inaugura duas Oficinaa-Escolas de Confeção e Costura nesta quinta-feira (05/07). Uma dentro do Centro Público Eldorado, no Bairro Eldorado, e outra, no Núcleo 18 de Agosto, no Bairro Campanário.

Com as entregas, a cidade passa a ter três unidades de formação em corte e costura que vão promover cursos gratuitos para a população. Até o final do ano o quarto e último núcleo será inaugurado no Bairro Serraria. O primeiro, já em andamento, foi entregue no início de junho e fica no Centro Comunitário Jardim das Nações, no Taboão.

O objetivo das oficinas-escolas é fomentar em Diadema a geração de trabalho e renda, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ao todo serão cinco oficinas-escolas e, além da de Confecção e Costura, serão criadas as de Alimentação, Informática, Marcenaria e Reciclagem de Madeira.

Para montar as cinco unidades de formação, a Prefeitura utiliza recurso de emenda parlamentar federal, no valor de R$ 500 mil. A implantação das escolas ocorre por meio de pareceria entres as secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e da Fundação Florestan Fernandes.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Luis Paulo Bresciani, a criação das oficinas-escolas é um passo adiante na política de trabalho e renda desenvolvida em Diadema. “Elas (oficinas) têm um papel fundamental nesse processo. Com aumento da qualificação no município vai se realizando cada vez mais a inclusão produtiva", afirma.

Capacitação - A unidade do Eldorado terá inicialmente sete máquinas de costura, mas a ideia é ampliar para dez de acordo com o número de participantes. Os equipamentos vieram do Curso de Costura que existia na Fundação Florestan Fernandes e todas as máquinas passaram por revisão. No começo será formada uma turma com até 12 pessoas.

Já a unidade da Oficina-escola do Núcleo 18 de Agosto vai funcionar com dez equipamentos de costura. Neste local, desde o mês de março, há uma turma de alunas fazendo a capacitação em costura com professor cedido pela Fundação Florestan.

O curso sobre como fazer roupas tem em média 200 horas/aula e é ministrado duas vez por semana. Paralelo à capacitação, os participantes são orientados por técnicos da IPEPS (Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários de Diadema) sobre empreendedorismo e cidadania. O objetivo é promover a inclusão produtiva e favorecer a criação de novos nichos de trabalho.

Inscrições - As inscrições para fazer a capacitação nas duas novas unidades já estão abertas e podem participar moradores de Diadema, acima dos 18 anos. Para preencher a ficha é só comparecer, no horário comercial, nos referidos locais, munido do documento de RG e comprovante de residência. O endereço do Centro Público Eldorado é rua Bituva, 40, e do Núcleo 18 de Agosto é rua Platina, 133, Campanário.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.