NOTÍCIA ANTERIOR
ABCD é a capital latinoamericana da poluição
PRÓXIMA NOTÍCIA
São Caetano terá Balé das Águas aos fins de semana
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/11/2011 | Setecidades
Diadema ganha novo sistema de transporte
Diadema ganha novo sistema de transporte  A partir deste sábado, novos veículos, apresentados por Reali, estarão nas ruas de Diadema. Foto: Andris Bovo
A partir deste sábado, novos veículos, apresentados por Reali, estarão nas ruas de Diadema. Foto: Andris Bovo
A Prefeitura de Diadema inicia, neste sábado (26/11), a implantação do novo sistema de transportes do município. A novidade se iniciará pela renovação da frota, que terá 100% dos ônibus zero-quilômetro e adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, conforme adiantou o ABCD MAIOR em reportagem no dia 30 de outubro.

Os novos veículos também terão câmeras de segurança e GPS (Sistema Global de Posicionamento por Satélite). Além das mudanças na frota, o pacote inclui a ampliação do sistema de bilhetagem eletrônica e integração temporal, com a qual os usuários poderão realizar baldeações gratuitas fora dos terminais da cidade.

“A partir desta noite (sexta-feira) já iniciaremos o recolhimento da antiga frota. De início iremos colocar para rodar 111 veículos, mas até o aniversário da cidade (8 de dezembro), os 194 ônibus estarão rodando”, garantiu o secretário de Transportes, Ricardo Perez.

Em relação à antiga frota (168), o atual número de veículos representa um aumento de 15%. A mudança foi possível graças à alteração da concessão das linhas da ETCD para a Viação Benfica, e da transferência do direito de operação da Imigrantes para a Mobibrasil. Ambas as empresas investiram cerca de R$ 80 milhões nos veículos.

De graça - Para comemorar o novo transporte, neste domingo (27/11), a população terá o Dia da Catraca Livre, onde os passageiros não pagarão passagem. “Esta será uma forma de testarmos o funcionamento dos novos ônibus, da garagem, dos funcionários novos e dos usuários conhecerem os veículos sem estresse ou a pressa do dia-a-dia”, disse o prefeito de Diadema, Mário Reali.

O chefe do Executivo ainda destacou o salto de qualidade que a população ganhará com as mudanças. “Com a ETCD não tínhamos condições de renovar a frota, que muitas vezes operava com carros sucateados. Agora estamos trazendo o que há de melhor em tecnologias”, ressaltou.

Bilhetagem eletrônica – A ampliação do sistema de bilhetagem eletrônica, que começou a ser implantado no segundo semestre de 2008, será o próximo passo das mudanças no sistema de transporte público de Diadema. A ideia é que a alteração seja gradual e que o município implante, entre dezembro deste ano até setembro de 2012, nove tipos diferentes de cartões. “Vale ressaltar que os cartões antigos continuarão valendo”, esclareceu o diretor de Transportes, Reinaldo de Freitas.

As primeiras substituições serão realizadas, a partir de dezembro, com os VTs (Vale-Transportes). Até então, a cidade tinha apenas 20% dos VTs em cartões eletrônicos e os demais 80% em papéis.“Com o novo sistema, as empresas poderão adquirir os cartões e fazer a recargas pela internet. Já os trabalhadores serão responsáveis por seus cartões. Caso mude de empresa, continuam com o mesmo documento”, explicou Freitas. Os VTs de papéis serão aceitos nos veículos até 31 de janeiro de 2012.

Após os VTs, será a vez dos cartões escolares (janeiro), Cidadão para a população em geral (março), Sênior para aposentados (abril), Especial para portadores de deficiência (abril), Acompanhante Especial (abril), Gratuidades que incluem desempregados e pensionistas (abril). A grande novidade será o cartão gratuito Criança Cidadão (junho), que será exclusivo para crianças de zero a cinco anos de idade. “O cartão é gratuito e com ele as crianças não precisarão mais pular ou passar por baixo da catraca”, argumentou Freitas. Já em setembro sairá o cartão Empresarial para uso de empresas.

A princípio, as recargas serão realizadas na Central de Atendimento no Centro do município, ao lado do Terminal de Diadema. “Com o tempo nossa expectativa é abrir outros pontos no município para não obrigar a população a vir ao Centro para realizar as recargas”, argumentou o diretor de Transportes da Prefeitura.

Integração temporal - A ampliação da bilhetagem eletrônica será fundamental para que, em março de 2012, a Prefeitura coloque em funcionamento o sistema de integração temporal, onde os usuários poderão realizar baldeações gratuitas, no prazo de 45 minutos, em todos os pontos de ônibus, além dos terminais Piraporinha e Diadema.

Nos pontos onde há maior cruzamento de linhas e um maior número de usuários, serão construídos Ecos (Estações de Conexões). Ao todo, serão 14 pontos estratégicos espalhados pelo município. “Os Ecos terão abrigos maiores, piso tátil e sinalizações que os diferenciarão dos demais pontos da cidade”, explicou o secretário de Transportes, Ricardo Perez.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.