NOTÍCIA ANTERIOR
Praça do ''Mário Covas'' reflete preocupação com sustentabilidade
PRÓXIMA NOTÍCIA
Santo André fecha estrada do Montanhão
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/12/2011 | Setecidades
Diadema entrega 1º fase da canalização do Ribeirão dos Couros
Diadema entrega 1º fase da canalização do Ribeirão dos Couros  Para secretário de Obras, nova via agilizará entre 10 a 15 minutos acesso dos motoristas. Foto: Andris Bovo
Para secretário de Obras, nova via agilizará entre 10 a 15 minutos acesso dos motoristas. Foto: Andris Bovo
Os motoristas que usam a alça de acesso da rodovia Imigrantes no km 20,5, em Diadema, poderão respirar mais aliviados. A Prefeitura entregou, nesta terça-feira (13/12), a primeira fase da canalização do córrego do Ribeirão dos Couros, o que permitiu a duplicação da via de acesso até a avenida Pirâmides, no Jardim Inamar, para melhorar o fluxo na região. A intervenção resultou em um novo traçado geométrico, em uma área de 5 mil m², para a circulação de veículos no local.

Para o secretário de Obras, Luiz Carlos Teófilo, a intervenção não resolverá os congestionamentos, até porque a via faz ligações estratégicas com a Capital, Litoral e São Bernardo, sendo muito usada por caminhões e trabalhadores das empresas da região, além dos moradores dos bairros Jardim Inamar e Eldorado. “A obra não resolverá tudo, até porque o volume de veículos é grande, mas a cada 10 ou 15 minutos que retirarmos de lentidão no local já é um ganho”, destacou.

Além da canalização de cerca de 300 metros do Ribeirão dos Couros, o investimento de R$ 3,2 milhões foi usado para micro drenagem, construção das rotatórias viárias, pavimentação, sinalização, iluminação, paisagismo e acesso adaptado para travessia de pedestres portadores de deficiência. A verba veio do Programa Saneamento para Todos, do Ministério das Cidades, contrapartida municipal e financiamento da Caixa Econômica Federal.

O aposentado Antônio Ribeiro dos Santos, 57 anos, disse que seus filhos já sentiram as melhorias no local. “Antes isso aqui era tudo travado, mas agora está melhor. Espero que melhore cada vez mais”, comentou o morador do Jardim Amuadi, região de Eldorado.

Segunda fase - Agora, a Prefeitura está pleiteando junto ao Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) a licença ambiental para realizar a segunda fase da canalização do córrego Ribeirão dos Couros. A expectativa é que a obra permita a ligação das avenidas Pirâmides e Nossa Senhora dos Navegantes.

O secretário ainda lembrou que o recurso, cerca de R$ 1,8 milhões, para as obras da próxima fase foram garantidos durante a assinatura do repasse das intervenções da primeira fase. “Falta apenas o licenciamento. Por isso, vamos batalhar para conseguirmos a liberação das obras já no primeiro semestre de 2012”, disse Teófilo.

A área em questão é de proteção e compensação ambiental de um loteamento da região. “A situação é complexa, mas se o órgão ambiental autorizar, iremos transferir essa compensação para outra área do município”, explicou.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.